RELATO DE QUASE ACIDENTE EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL
Por: Stephanie Sousa Lodron • 21/4/2019 • Artigo • 1.523 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
STEPHANIE SOUSA LODRON
RELATO DE QUASE ACIDENTE EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL
CATAGUASES - MG
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
STEPHANIE SOUSA LODRON
RELATO DE QUASE ACIDENTE EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
CATAGUASES - MG
2014
RELATO DE QUASE ACIDENTE EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL
Stephanie Sousa Lodron[1]
RESUMO
Através de estudos probabilísticos, observou-se a importância dos relatos quase acidente para indústria, visando evitar lesões e danos a propriedade. Este artigo tem como objetivo analisar o relato de quase acidente em uma Indústria Têxtil, no interior de Minas Gerais, verificando o funcionamento deste programa. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as principais definições e em seguida fez-se um estudo de caso compreendendo melhor a utilização desta ferramenta do sistema de gestão de segurança. Concluiu-se que além da importância de ter um programa em uma indústria, que visa à eliminação de acidentes, tratando os primeiros sinais, há também benefícios financeiros, pela redução da gravidade dos acidentes, entre outros ganhos.
Palavras-chave: Pirâmide de Bird. Relatos de Quase Acidente. Controle de Perdas.
Introdução
O presente trabalho tem como tema a importância do quase acidente e a análise do mesmo em uma indústria têxtil.
Dentro deste contexto, pode-se citar como objetivos da pesquisa nesta indústria:
- Como funciona o relato de quase acidente?
- Qual o número anual de relatos?
- Como estes números são apresentados aos demais colaboradores?
- Existe alguma bonificação para colaboradores que relatam o quase acidente?
A importância dos quase acidentes surgiu através de estudos probabilísticos que avaliaram os acidentes ocorridos nas indústrias. Destacando-se o Dr. Frank Bird, que desenvolveu a pirâmide dos acidentes, através da análise de acidentes ocorridos em 297 organizações, com 21 grupos de indústrias diferentes em um total de 1.750.000 operadores que trabalharam mais de 3 bilhões de horas durante o período de análise. Chegando-se a conclusão que para cada lesão grave ou incapacitante, temos 10 lesões leves, 30 acidentes com danos à propriedade e 600 quase acidentes (incidentes), conforme apresentado na figura 1 (ARAÚJO, 2009).
[pic 1][pic 2]
Figura 1 - Pirâmide de Bird (Adaptado de ETGES, 2009).
Segundo Chamon (2008), através deste estudo é possível verificar a importância de identificar os incidentes, evitando uma futura perda ou lesão grave.
De acordo com Lodron (2011), a indústria têxtil possui 1,7 milhões de empregados e o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o programa de relatos de quase acidente de uma indústria têxtil, no interior de Minas Gerais.
Para isto, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica, para definições de alguns termos, e em seguida um estudo de caso em uma indústria têxtil.
Desenvolvimento
Segundo Etges (2009), acidente de trabalho é um imprevisto indesejável, que pode potenciar ou acarretar uma lesão pessoal relacionada à atividade laboral ou um dano a propriedade. Também enfatiza que:
[...] (a) Ao estabelecer que os acidentes são eventos não planejados, é reconhecido o papel do acaso de sua ocorrência; (b) os acidente não tem relação exclusivamente com o meio físico do trabalho (máquinas, ferramentas, condições de iluminação e ruído, por exemplo), mas envolvem, também, o meio ambiente social (organização do trabalho e relacionamento entre pessoas, por exemplo) dentro do qual o trabalho é desempenhado; (c) os acidentes apenas com dados matérias também são considerados acidentes do trabalho. (ETGES 2009, apud SAURIN, 2002, p.19)
Segundo Cambraia et al. (2005), o quase acidente pode ser compreendido como sinais iminentes de um acidente, ou seja, o precursor do acidente. Também definido como qualquer evento ocorrido que apresenta sério potencial para ocasionar dano pessoal, mas não resulta em lesão, é uma experiência que trás aprendizado (COELHO & MALAQUIAS, 2010).
O relato de quase acidentes tem como importância “encontrar as causas do problema e resolvê-las. Outro fator é aprender com estes acontecimentos e prevenir para que outro empregado não cometa erros similares” (COELHO & MALAQUIAS, 2010, p. 25).
Para Etges (2009) o relato de quase acidente faz parte dos objetivos internos das organizações. Resultando em uma redução de eventos de maior gravidade e consequentimente um melhor desempenho nos sistemas de gestão de segurança.
Segundo COELHO & MALAQUIAS (2010), para que uma ocorrência seja considerada um quase acidente, deve-se considerar alguns questionamentos:
- O evento poderia causar lesões aos colaboradores ou danos à propriedade da empresa?
- Com relação à notificação, pode-se obter experiência ou conclusões que possa evitar repetição?
- Poderia ter ocorrido por falta de treinamento ou capacitação?
- Existe alguma situação envolvendo o quase acidente que não foi esclarecido e pode contribuir com o ocorrido?
- Algum colaborador, contrariando as normas de segurança, solicitou a realização de um trabalho que não estaria habilitado para ter feito?
Tavares (2010) acredita que o processo pelo qual resulta em uma perda por acidente ou danos materiais é na verdade uma série sequencial de causas e efeitos. Sendo descritas como: condição potencial de perda, acidente e perda real (figura 2).
...