RELATORIO DE LABORATORIO Fundamentos de hidrostática e calorimetria
Por: cheyennebreynner • 12/4/2015 • Relatório de pesquisa • 925 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
Anhanguera Educacional
Faculdade de Goiânia
Engenharia de Controle e Automação
RELATORIO DE LABORATORIO
Fundamentos de hidrostática e calorimetria
Goiânia
2015
Anhanguera Educacional
Índice
1………………………………………………………………….resumo
3…………………………………………………………………objetivo
4……………………………………………………………..introdução
5…………………………………………………….desenvolvimento
7………………………………………………………………conclusão
8……………………………………………………………referencias
Anhanguera Educacional
Resumo
Este relatório faz referência de um experimento, que foi executado usando o princípio de Arquimedes(todo corpo mergulhado, total ou parcialmente em um fluido, fica submetido a uma força), através de um sistema que suporta a fixação do dinamômetro, fazendo o ajuste inicial, e procedendo com Análise dos dados do experimento, tanto teórico como prático. Fazer comparações destes, para obtermos o calculo do erro percentual aceitável, deste experimento.
De modo que comprove através do mesmo a força empuxo: (resultante das forças de pressão exercida pelo fluido).
PALAVRA CHAVE: Principio de Arquimedes, força empuxo,
Anhanguera Educacional
Summary
This report refers to an experiment , which was conducted using Archimedes' principle ( whole body immersed wholly or partly in a fluid is subjected to a force ) through a mounting system that supports the dynamometer , making the initial adjustment , proceeding with experimental data analysis , both theoretical and practical. Making such comparisons , the calculation to obtain an acceptable percentage error in this experiment.
In order to prove through even the buoyant force : (resulting from pressure forces exerted by the fluid ) .
KEY WORD : Principle of Archimedes, thrust force,
Anhanguera Educacional
OBJETIVOS
1) fazer medições de diâmetro e altura do cilindro e calcular o seu volume:
2) com os dados anterior fazer o calculo do valor do empuxo teórico para o volume de líquido deslocado sendo igual ao total do volume do cilindro.
3) conectar o cilindro no gancho do dinamômetro e anote o valor encontrado como PFL “Peso fora do líquido”, logo após ajuste, cuidadosamente a altura do sistema principal na haste através do manipulador parafusavel de modo a mergulhar o cilindro inteiramente, mas sem encostalo no fundo do becker e anote agora o valor do PFD “Peso fora do líquido”.
4) com os dados anteriores faça o calculo do valor do empuxo prático e compare com o valor teórico anteriormente calculado. Com suas palavras justifique o que e o empuxo, qual sua direção e sentido, e quais as possíveis causas das diferenças entre os valores teórico e prático.
Anhanguera Educacional
INTRODUÇAO
Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica. Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei da alavanca, e a lei do empuxo.
O empuxo pode ser notado quando mergulhamos um corpo em um líquido, o corpo desloca uma quantidade de líquido igual a seu volume, e o peso desse volume de líquido deslocado é subtraído do peso do corpo pela força.
Essa força que faz o corpo flutuar, parecendo que o corpo possui um peso menor do que o peso real, e denominado empuxo.
Anhanguera Educacional
Desenvolvimento
Tendo como base o conceito de Arquimedes, e possível proceder com o experimento para se observar o empuxo. A primeira etapa da experiência separar os materiais que serão utilizados no experimento, fazer a calibragem dos instrumentos de medições. O experimento inicia-se com a medição do cilindro de Arquimedes (objeto a ser analisado), e feito a medição do diâmetro (D) e a altura (H) com o auxílio do paquímetro, e possível obter as medidas: D=0,028 mm e H=0,072 mm
Com os valores acima faz-se o calculo do volume do cilindro utilizando a fórmula do volume do cilindro:(V=π * r²*h)
V= volume do cilindro
π = 3,14 (pi)
R^2 = 0,014 mm (raio ao quadrado)
H = 0,072 (altura)
V=3,14*(0,014^2)*0,072
VOLUME DO CILINDRO E: V=4,43x(10^-5) m3
Com o valor do volume do cilindro e possível calcular o valor do empuxo teórico considerando o volume de líquido deslocado sendo igual ao total do volume do cilindro.
Et = p * v * g
Et = empuxo teórico
p = 997,7735 kg/m3 (massa específica da água a 22º C)
...