RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: henz • 8/2/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 3.718 Palavras (15 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI – SÃO LUIZ GONZAGA
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA HENZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS
São Luiz Gonzaga (RS)
2017
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA HENZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS
Relatório de conclusão de estágio supervisionado, referente ao 1º semestre de 2017 do Curso de Engenharia Elétrica, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – São Luiz Gonzaga, como pré-requisito para aprovação na disciplina especial de Estágio Supervisionado.
Prof. Dr. Diego Roberto Morais
Orientador: Révis Catiano Feijó Moura
Orientador: Luiz Carlos Reisdorfer Klein
São Luiz Gonzaga (RS)
2017
RESUMO
O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado, integrado na Secretaria do Planejamento e Gestão, da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/RS.
O estágio teve a duração de 180 horas e visava acompanhar a elaboração, planejamento e execução dos projetos em andamento, no atual plano de gestão.
O período de estagio obrigatório permitiu efetivamente sistematizar e compreender informações pertinentes, nas áreas de construção civil, projetos de instalações elétricas de baixa tensão, alterações de contratos de demanda de energia contratada, entre outras atividades afins. Assim, melhorando as práticas diárias que se traduzem em projetos elétricos com fases melhor balanceadas, mais eficiente, mais seguros e de baixo consumo de energia.
Palavras-Chaves: Planejamento, gestão, execução, projetos elétricos, construção civil, demanda, eficiência.
INDICE DE IMAGENS
Imagem 1 - Pórtico do trevo de entrada da cidade de São Luiz Gonzaga/RS. 6
Imagem 2 - Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/RS 7
Imagem 3 - Planta baixa do Centro de Saúde Dr. Lourivaldino Furtado 11
Imagem 4 - Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio 13
Imagem 5 – Parte do contrato de alteração de grupo tarifário de duas UC. 15
Imagem 6 – Conta de energia elétrica com demanda ultrapassada. 16
Imagem 7 – Nova conta de energia com a demanda corrigida. 16
Imagem 8 - Aditamento ao contrato de fornecimento de energia elétrica. 17
Imagem 9 – Tabela com o exemplo de cálculo para a restituição de ICMS da praça da Matriz de São Luiz Gonzaga/RS 19
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO 7
3. FUNDAMENTAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADE DESENVOLVIDAS 9
3.1 BOAS PRATICAS PARA PROJETOS ELÉTRICOS 9
3.1.1 Projeto elétrico do Centro De Saúde Dr. Lourivaldino Furtado 11
3.1.2 Projeto elétrico da Escola Municipal De Ensino Fundamental José Bonifácio.............................................................................................................12
3.2 DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E GRUPOS TARIFÁRIOS 14
3.2.1 Análise e alteração de contrato de demanda de energia elétrica 14
3.3 ICMS NA CONTA DE ENERGIA 17
3.3.1 Restituição do ICMS na conta de energia elétrica 18
3.4 SOFTWARES ESPECIALIZADOS PARA PROJETOS ELÉTRICOS 19
3.4.1 AltoQI Software para Engenharia 20
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
5. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 22
INTRODUÇÃO
A cidade de São Luiz Gonzaga, foi fundada em 1687, localizada a noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no chamado território das Missões. Sua extensão territorial é de 1.295,683 Km² e segundo dados do IBGE 2010, possui cerca de 34.556 habitantes.
Imagem 1 - Pórtico do trevo de entrada da cidade de São Luiz Gonzaga/RS.
[pic 1]
Fonte: (http://www.portaldasmissoes.com.br)
Sua economia gira em torno da agricultura e pecuária, a cidade depende quase que integralmente de planos do governo estadual e federal para construções de grande porte. Em se tratando de reformas e obras de pequeno porte, a prefeitura utiliza de recursos próprios para as suas viabilidades.
A Secretaria do Planejamento e Gestão é um dos poderes públicos municipais pertencentes a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, e tem como uma de suas atribuições a coordenação, fiscalização e execução de projetos técnicos nas áreas da construção civil.
SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO
Localizada na Rua Venâncio Aires, Nr 2438, região central do município de São Luiz Gonzaga, a Secretaria do Planejamento e Gestão é um órgão do poder público municipal e está sob a coordenação do Sr. Révis Catiano Feijó Moura, Secretário do Planejamento e Gestão, e conta com uma equipe de colaboradores capacitados para melhor atender as necessidades da comunidade São Luizense.
Imagem 2 - Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/RS
[pic 2]
Fonte: (Arquivo pessoal do autor)
Composta por profissionais com formação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Elétrica, Ciências Contábeis, Administração e demais colaboradores, encontra-se subdividida em: Setor de Planejamento e Projetos, Assessoria de Planejamento, Coordenação de Projetos e Setor Técnico Administrativo.
...