RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: jeovani.m • 20/2/2018 • Relatório de pesquisa • 569 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
CEMES
Curso Superior de Engenharia de Produção
Jeovani dos Santos Martins
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de estágio curricular supervisionado, apresentado como requisito parcial, do Curso de Engenharia de Produção da faculdade CEMES – Centro mineiro de ensino superior
CEMES
2017
Relatório de estágio curricular supervisionado realizado na Taça de Cristal, no período de 01 de agosto a 31 de outubro de 2017, perfazendo aproximadamente 500 horas.
Pedro Antônio Salume Júnior
Supervisor do Estágio – Taça de cristal
Rodrigo Bahia Paiva
Professor/Orientador do estágio
Jeovani dos Santos Martins
Estágiario
Cemes
2017
1. Introdução
O principal objetivo do estágio supervisionado é proporcionar ao estudante o contato com a realidade na qual atuará. Esse é o momento em que permite ao estudante a análise e crítica entre conhecimento teórico e prática. Sendo, uma parte fundamental na formação inicial de um profissional.
O presente relatório descreve as atividades do estágio realizado na empresa Ind. e Com. de Bebidas Irmãos Salume LTDA, localizada em Campo Belo – MG. O estágio foi desenvolvido no período de01 de gosto à 31 de outubro, com 44 horas semanais, totalizando uma meia de 500 horas.
As atividades desenvolvidas no estágio envolveram o acompanhamento da produção de pré-misturas realizadas na fábrica, elaboração de tabela, treinamento sobre boas práticas para funcionários, verificação dos procedimentos operacionais padrão, acompanhamento dos parâmetros da qualidade, e produção dos produtos. Os detalhes dessas atividades serão abordados ao longo deste relatório.
2. A Empresa
O Refrigerante Taça de Cristal nasceu da idéia de seu idealizador, o Sr. Pedro Antônio Salumi, que em 1989 começou a produzir o refrigerante ainda com o nome de Ternurinha, com processo praticamente todo artesanal na fazenda da família. Em 1991, junto com seu irmão Renzo Salume, resolveram industrializar o processo e assim nasceu o refrigerante Taça de Cristal. No começo utilizaram uma estrutura de 300 m², que logo ficou pequena. Em 1995 começaram a construir as novas instalações em uma posição estratégica às margens da BR-354 vindo a se mudar em 1997, passando a ter 3500 m².
Em 2015 iniciou-se mais uma ampliação da estrutura fabril passando a ter uma área de 7000m².
3. Processo de produção do refrigerante
De acordo com o fluxograma a seguir:
[pic 1]
Fluxograma 1: Fluxograma de processo genérico da produção de refrigerantes.
A produção do refrigerante se inicia pela fabricação do xarope simples, que é feita em uma sala isolada, denominada xaroparia.
Em um tanque dissolvedor ou fervedor, o açúcar cristal é dissolvido em água quente em determinadas proporções, de acordo com a capacidade do recipiente. Após, nesse mesmo tanque é adicionado carvão ativado para a clarificação do xarope e eliminação de sabores e odores indesejados, e juntamente é colocado um coadjuvante de filtração. Posteriormente, o xarope é filtrado em placas, o filtro de placa opera de forma descontínua e são utilizadas pré-capas que são formadas por uma fina camada de terra sobre placas filtrantes (utiliza-se terra diatomácea para auxiliar a filtração separando o carvão ativado da terra infusória (dióxido de silício e de outras partículas).
...