RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA
Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gfarfud • 12/12/2014 • 496 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. OBJETIVO GERAL 5
2. OBJETIVO ESPECÍFICO 5
3. JUSTIFICATIVA 5
4. PROBLEMÁTICA 5
5. ROTEIRO DE MONTAGEM 6
6. LISTA DE MATERIAIS 6
7. CROQUI 7
8. CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
A necessidade humana de compreender seu meio e sua existência levou o homem a produzir ferramentas para captar as características necessárias para sua sobrevivência. As ferramentas de orientação, navegação e demarcação receberam grandes avanços e hoje servem como praticidade do dia-a-dia, tanto para uso pessoal como profissional. A topografia nasce como função básica no preenchimento dessa lacuna entre o saber cientifico e sua utilização, encontrando uma finalidade baseada no desenho e na descrição dos relevos e solos.
A finalidade da topografia, portanto, é a determinação do contorno, suas dimensões e as posições relativas das superfícies estudadas.
1. OBJETIVO GERAL
Aprender, através de trabalho de campo, a utilizar o equipamento, denominado Estação Total, para coleta de pontos de referência para levantamento topográfico.
2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Fazer a coleta de pontos referenciais para levantamento de topográfico através da Estação Total.
3. JUSTIFICATIVA
Apresentar os equipamentos necessários para levantamento topográfico para os alunos da 4a Fase de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp.
4. PROBLEMÁTICA
Conhecer os pontos de VANTE e RÉ, para início de levantamento topográfico.
5. ROTEIRO DE MONTAGEM
Firma-se o tripé no solo ou superfície. Procura-se um alinhamento mais equilibrado possível de grosso nível. Abre-se a maleta retirando o aparelho e já garantindo que a mesma seja fechada em seguida. Ajusta-se a mesma sobre o tripé, apertando o parafuso localizado abaixo para deixar bem fixado.
Observa-se a bolha de nível e regulando as pernas do tripé, encontra-se o equilíbrio inicial para começar o trabalho. Regulagem essa, que se da pelo movimento de elevação ou não da perna.
Ainda na questão de alinhamento, a atenção agora se volta para o nível de ajuste fino. Estando à frente do equipamento, utiliza-se os dois parafusos laterais (calantes) para garantir que o nível fique no meio do indicador. Girando os mesmos, há um acréscimo de altura ou um decréscimo, conforme for a necessidade do ajuste. Segue-se então, para o giro do equipamento ao ângulo de 90 graus, novamente observando o nível e ajustando pelos parafusos
...