RELATÓRIO: ENSAIO METALOGRÁFICO
Por: Salatiel Vieira • 19/6/2019 • Relatório de pesquisa • 705 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA- FATEC
PROJETOS MECÂNICOS
SALATIEL ANTUNES VIEIRA JUNIOR
RELATÓRIO:
ENSAIO METALOGRÁFICO
SOROCABA
2019
SALATIEL ANTUNES VIEIRA JUNIOR
RELATÓRIO:
ENSAIO METALOGRÁFICO
RELATÓRIO REFERENTE A AULA EM LABORATÓRIO DA DISCIPLINA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICAS II, APRESENTADO NO CURSO DE PROJETOS MECÂNICOS 2º SEMESTRE NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA- FATEC.
Orientadores: Prof.º Roque.
SOROCABA
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ETAPAS DA EXPERIÊNCIA 4
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 4
DESENVOLVIMENTO 5
Escolha da amostra 5
Lixamento 5
Limpeza da amostra 5
Ataque com reagente químico 5
Analise da amostra 5
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 5
ANEXOS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
A macrografia consiste na análise, descrição ou registo do aspeto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma secção plana devidamente polida e em regra atacada por um reagente apropriado. O exame é realizado com a ajuda de uma lupa.
A palavra macrografia é também utilizada para designar os documentos que reprodu zem a macroestrutura, em tamanho natural ou com ampliaçãomáxima de 10 vezes (para ampliações maiores, usa-se o termo micrografia).
A macrografia possibilita a observação da heterogeneidade químicaexistente, resultante da estrutura de solidificação, assim como as alteraçõessofridas por esta e devidas a tratamentos posteriores. Pode evidenciar a distribuição das impurezas metálicas, não metálicas e gasosas contidas naestrutura. A análise macrográfica permite igualmente detetar a presença defissuras, bolhas, porosidades, gotas frias, etc.
ETAPAS DA EXPERIÊNCIA
- Escolha da amostra
- Lixamento
- Ataque com reagente químico
- Análise a olho nu da amostra
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- Amostra de aço SAE 1020
- Lixadeira metalográfica manual de 4 pistas
- Reagente utilizado: Nital
DESENVOLVIMENTO
Escolha da amostra
Foram apresentados varias amostras, de tamanhos diferentes, que já tinham sido selecionadas pelo auxiliar do professor, seguido o padrão de realização da metalografia, restando somente o lixamento e o ataque químico a serem realizados. O material foi o aço SAE1020 que a olho nu não apresentava nenhuma marca de tratamento térmicos.
Lixamento
Após a escolha da amostra, foi necessário utilizarmos a lixadeira de 4 pistas do ensaio metalográfico com suas lixas dispostas por granulação, foram utilizados respectivamente as lixas: 220, 320, 400 e 600. O lixamento é necessário para que a peça fique definitivamente polida, para posteriormente ser atacado quimicamente. A lixa 220 foi utilizado num ângulo de 90º , ate que todos os riscos ficassem na mesma direção, logo depois fomos para a lixa 320, e agora a peça foi girada em 90° gerando riscos perpendiculares aos feitos na lixa anterior, após usou-se a lixa de 400 novamente com o giro de 90° até que os riscos da lixa anterior desaparecessem, e por fim a lixa de 600 para polimento, onde a peça foi girada novamente, e lixada até que os riscos da lixa anterior desaparecessem.
...