RELATÓRIO: LIVE CIENTÍFICA “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A CIÊNCIA É A TERRA FIRME EM UM MAR DE DESINFORMAÇÃO?”
Por: M4AX • 30/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.815 Palavras (8 Páginas) • 128 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
BRENO KRAMER FERRETTI
DANILO VENTURA MENDONÇA
FABIO AUGUSTO FERREIRA COSTA
GABRIEL DE MELLO BRAGA
RELATÓRIO: LIVE CIENTÍFICA “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A CIÊNCIA É A TERRA FIRME EM UM MAR DE DESINFORMAÇÃO?”
ITAJUBÁ
2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
BRENO KRAMER FERRETTI
DANILO VENTURA MENDONÇA
FABIO AUGUSTO FERREIRA COSTA
GABRIEL DE MELLO BRAGA
RELATÓRIO: LIVE CIENTÍFICA “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A CIÊNCIA É A TERRA FIRME EM UM MAR DE DESINFORMAÇÃO?”
Relatório acadêmico submetido à prof.ª Daniella Ferraz Amaral Mont’Alvão, como requisito parcial para aprovação na disciplina de linguagem e comunicação do curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2022
RESUMO
Este relatório apresenta um estudo de evento científico online, baseado em uma palestra no canal USP do YouTube, promovida pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) comandada pelo professor da escola politécnica da USP, Antônio Mauro Saraiva, e moderado por Herton Escobar, repórter especial da Superintendência de Comunicação Social da USP. A escolha do tema busca esclarecer aspectos da divulgação científica e objetiva disseminar esse conhecimento. O estudo do evento contou com a participação de quatro palestrantes envolvidos na comunidade científica. Com isso, a metodologia utilizada no evento se deu através de dados, gráficos, ilustrações, slides e um debate entre as palestrantes. Dessa forma, a palestra esclareceu o fenômeno da divulgação científica, suas nuances e as diferentes formas de comunicação com o público. Portanto, foi possível entender a importância da divulgação científica, que busca promover uma conexão entre a população e os estudos científicos.
Palavras-chave: Divulgação científica, palestra, comunicação.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 1
- DESENVOLVIMENTO 2
- Considerações Iniciais 2
- Debatedores 2
- Desenvolvimento do tema 2
- 2
- 2
- 3
- 3
- Conteúdo do evento 3
2.4.1 3
2.4.2 4
- CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
- INTRODUÇÃO
No dia 03 de julho de 2020, às 14h, foi realizada uma live no Canal USP a respeito da importância das divulgações científicas e o papel da ciência na sociedade. A mídia, ao contrário da ciência, necessita de velocidade para a divulgação de informações, o que resulta na dificuldade de se compartilhar dados confiáveis. Isso resulta na disseminação de informações falsas para a sociedade, tornando cada vez mais difícil a interação entre essa e a ciência.
Nesse sentido, há a necessidade de se debater sobre novos métodos para a divulgação científica. Tem-se como exemplo de método a divulgação da informação científica direto pela fonte da pesquisa, utilizando-se de linguagem apropriada para a sociedade, tornando-a mais acessível. Obtém-se também a possibilidade de customização da divulgação para cada meio de comunicação e público que se deseja alcançar. A apresentação dos professores na live proporciona uma nova visão a respeito da importância da divulgação científica e a forma com que se deve fazê-la para a sociedade. A comunicação a respeito de pesquisas científicas com a sociedade possibilita a melhor interação entre essa e a comunidade científica.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Considerações iniciais
A live científica, que foi o foco deste relatório, é intitulada “Divulgação Científica: A ciência é a Terra Firme em um Mar de Desinformação?”, foi produzida pelo Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA-USP – Instituto de Estudos Avançados – USP e disponibilizado pelo Canal USP, na plataforma de vídeos Youtube, no dia 03 de julho de 2020.
O evento foi moderado pelo jornalista Herton Escobar, repórter especial da superintendência de comunicação social da USP.
2.2 Debatedores
O evento foi debatido por quatro convidadas que, por sua vez, discorreram sobre o tema: Como trazer a comunicação científica para a sociedade? Sendo elas:
- Daniela Vianna (Jornal O CLIMA)
- Aline Martins de Carvalho (Projeto Sustentarea)
- Luiza Caires (Jornal da USP / Ciência USP)
- Mayara Floss (WONCA Environment, WONCA Rural, Rural Seeds, Série SUS, Casos Clínicos, Medicina em Debate)
2.3 Desenvolvimento do Tema
2.3.1 Daniela Vianna
A jornalista e cientista ambiental Daniela Vianna, fez uma análise durante 15 anos da cobertura jornalística do descarte de resíduos e concluiu que os veículos de informação trouxeram uma abordagem desconexa, nas quais os cientistas representavam menos de 10% das fontes das reportagens. Há um entrave entre o jornalismo e a ciência, pois o primeiro é mais tardio em seus resultados e o segundo mais imediatista, problemática que se juntou à crise de escassez no jornalismo e agravou essa relação. Dessa forma ela propôs, como maneiras de reduzir essas barreiras, o lançamento de estudos acerca da temática reportada, o uso de dados científicos, conectá-la à impactos do cotidiano para maior acessibilidade, uso de linguagem coloquial, o posicionamento dos próprios cientistas (através das redes sociais) como fonte e o combate às fake news com pesquisas científicas, todas essas aliadas a mecanismos que as aproximem do público-alvo.
...