RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO REALIZADO EM LABORATORIO.
Por: gigarg • 10/4/2017 • Relatório de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO REALIZADO EM LABORATORIO.
Nesta visita técnica tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o arduino. No laboratório, o professor trouxe nos duas experiências interessantes no qual tivemos o primeiro contato com esse microcontrolador. Na primeira experiência foi nos apresentado o experimento sobre o semáforo e a segunda sobre uma lâmpada pulsante.
- SEMÁFORO
O primeiro passo a ser realizado foi localizar o arquivo semáforo e abri lo no notebook.
Antes montar um circuito devemos localizar a pinagem, isso é de suma importância para que não tenhamos erros na execução . Nessa experiência a pinagem seguiu a seguinte ordem:
PINO 8 – AZUL
PINO 9 – VERDE
PINO 10 – MARROM
GDN - BRANCO
[pic 2]
Ligamos as saída digitais 8, 9 e 10, nos determinados leds, o fio azul está conectado no saída 8, verde na 9 e marrom no 10, há também um fio branco que é o GND fazendo a função do CLP, foi utilizado um resistência em cada LED para limitar a passagem de corrente.
Cada pino foi associado a um número especifico, 8,9 e 10, definiu a função PINMODE OUTPUT a partir daí foi colocado no VOID SETUP que é onde se faz a primeira instrução e se faz uma única vez, e a partir do VOID LOOP foi feito o roteiro que irá repetir a informação. Foi feito a representação de estados, ligado, desligado e delay que tem que haver entre um e outro semáforo para está acionado.
[pic 3]
O arduino fica ligado diretamente ao computador por ele não tem uma fonte externa e ele precisa ficar alimentado. Feito a montagem, foi alimentado o arduino, criado a programação e carregado na memória, ele processa a informação e começa a funcionar conforme a programação feita. Ele começou a acender os leds e pudemos verificar o seu funcionamento.
Importante ser comentado que no momento em que eu carregar outro programa no arduino ele apaga o anterior.
[pic 4]
- LAMPADA PULSANTE
Essa experiência consistia em programarmos uma lâmpada para ficar oscilando a intensidade da luz.
Assim como no semáforo é de suma importância, antes de montarmos um circuito devemos localizar a sua pinagem. Ela seguiu o determinado parâmetro:
PINO 11 – VERMELHO
GND – CINZA
[pic 5]
Ligamos a saída digital 11, no determinado led, o fio vermelho está conectado no saída 11, e o cinza está no GND fazendo a função do CLP, foi utilizado um resistência no LED para limitar a passagem de corrente.
Abrimos o programa da lâmpada pulsante foi colocado no VOID SETUP que é onde se faz a primeira instrução e se faz uma única vez, e a partir do VOID LOOP foi feito o roteiro que irá repetir a informação.
...