REQUISITOS DE SOFTWARE UTILIZANDO MÉTODOS FUZZY ESCOLHA LOCAIS PARA FILIAIS DE EMPRESAS
Por: andersonmaicon • 25/11/2020 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS PRAÇA ONZE [pic 1]
SISTEMA FUZZY BASEADO EM REGRAS AVALIAÇÃO FINAL
REQUISITOS DE SOFTWARE UTILIZANDO MÉTODOS FUZZY ESCOLHA LOCAIS PARA FILIAIS DE EMPRESAS
ALUNOS: Anderson Maicon De Souza Mat. 201603212116
Dayana Brisson Dias de Oliveira Mat. 201403102741
Thiago Araújo Cordeiro Mat. 201402030932
DISCIPLINA: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
PROFESSORA: MONIQUE VITAL
1. OBJETIVO
- Contribuir com a construção de um software para resolução de problemas para redefinição de locais para implementação de filiais de empresas considerando como critérios impostos como o IPTU, ISS e ITBI;
- Criar uma ferramenta para transcrição das necessidades dos envolvidos no desenvolvimento de um projeto de software em uma lista de prioridades.
2. FUZZYFICAÇÃO
2.1. CONJUNTO UNIVERSO
Seja o conjunto universo U = {0,100} e considerando os seguintes conjuntos "fuzzy" : A= {Cidade 1}, B= {Cidade 2}, C= {Cidade 3}, D= {Cidade 4} e E= {Cidade 5} para os quais foram atribuídos os graus de pertinência dos elementos do conjunto U na seguinte tabela:
[pic 2]
2.2. FUNÇÕES DE PERMANÊNCIA
[pic 3]
2.3. GRÁFICO
[pic 4]
2.4. VARIÁVEIS DE SAÍDA
- Baixo custo;
- Médio custo;
- Alto custo
3. BASE DE REGRAS
Situação 1 | Situação 2 | Resultado |
Impostos altos | Valor do imóvel alto | Alto custo |
Impostos altos | Valor do imóvel baixo | Médio Custo |
Impostos baixos | Valor do imóvel alto | Médio Custo |
Impostos baixos | Valor do imóvel baixo | Baixo custo. |
4. RESULTADOS
4.1. DEFUZZIFICAÇÃO:
Para defuzzificar os valores triangulares Fuzzy obtidos e obter os seus respectivos valores crispé utilizada a seguinte fórmula (exemplo, para o atributo 1)
(1; 0; 0) = (1*1 + 2*0+ 1*0) /4 = 0,25
Quadro 5 – Resultados de Defuzzificação
Atributo | Defuzzificação | Atributo | Defuzzificação |
0 | 0,25 | 55 | 0,525 |
5 | 0,275 | 60 | 0,55 |
10 | 0,25 | 65 | 0,575 |
15 | 0,325 | 70 | 0,6 |
20 | 0,35 | 75 | 0,625 |
25 | 0,375 | 80 | 0,65 |
30 | 0,4 | 85 | 0,675 |
35 | 0,425 | 90 | 0,7 |
40 | 0,45 | 95 | 0,725 |
45 | 0,475 | 100 | 0,075 |
50 | 0,5 |
|
4.2. NORMALIZAÇÃO
Normalização (Dividir cada número crisp encontrado pelo maior crisp do conjunto): 0,25/4 = 0,0625
Quadro 6 – Resultados de Normalização
Atributo | Normalização | Atributo | Normalização |
0 | 0,0625 | 55 | 0,13125 |
5 | 0,06875 | 60 | 0,1375 |
10 | 0,0625 | 65 | 0,14375 |
15 | 0,08125 | 70 | 0,15 |
20 | 0,0875 | 75 | 0,15625 |
25 | 0,09375 | 80 | 0,1625 |
30 | 0,1 | 85 | 0,16875 |
35 | 0,10625 | 90 | 0,175 |
40 | 0,1125 | 95 | 0,18125 |
45 | 0,11875 | 100 | 0,1875 |
50 | 0,125 |
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