RESMAT-RESISTENCIA DOS MATERIAIS
Por: allanf • 22/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
[pic 1]
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA-SESST
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO-FIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
ALLAN FILIPE MENDES ANGELIM
RELATORIO SOBRE FLEXÃO, TORÇÃO E FLAMBAGEM DE COLUNAS
SERRA TALHADA-PE
2017
ALLAN FILIPE MENDES ANGELIM
RELATORIO SOBRE FLEXÃO, TORÇÃO E FLAMBAGEM DE COLUNAS
Este trabalho é pré-requisito como nota da 2º unidade da cadeira de Mecânica dos sólidos ministrada pela professora Isabel Cabral.
SERRA TALHADA-PE
2017
Sumário
FLEXÃO 4
TORÇÃO 11
FLAMBAGEM 14
REFERENCIAS 17
FLEXÃO
Definição
Quando falamos de flexão, podemos imaginar diversos tipos dela, como flexão normal, obliqua, simples e composta, logo a frente será destacado exemplos de cada uma.
Na flexão normal é a qual o plano de flexão pertence um dos eixos principais de inercia da seção transversal.
Na flexão obliqua podemos ver que seu plano de flexão não existe um dos eixos principais de inercia da seção transversal.
Na flexão simples é a que verifica com ausência de força normal.
E por último a flexão composta, que é verificada com a força normal atuando simultaneamente como o momento fletor.
Então podemos ter inclusos também nesses tipos de flexões outras flexões que pertencem a estas, como:
- Flexão normal pura(M);
[pic 2]
Quando as peças longas são submetidas à flexão, suas tensões normais começam a serem elevadas (por exemplo, para se quebrar um lápis, com as mãos, jamais se cogitaria tracioná-lo, comprimi-lo, torcê-lo ou cisalhá-lo; uma pequena força de momento fletor seria necessário para produzir tensões de ruptura no material). Daí a importância do presente estudo.
Flexão normal simples (M e V);
[pic 3]
Uma viga encaixada numa extremidade, com uma certa quantidade carga concentrada p, aplicada na extremidade livre está submetida a flexão simples ou flexão simples plana, quando a carga aplicada atua perpendicularmente ao eixo da viga.
Flexão normal composta (M, V e N);
[pic 4]
Quando o carregamento está sendo aplicada num plano não perpendicular ao eixo da viga, a carga poderá ser decomposta em duas componentes.
Flexão obliqua pura (M);
[pic 5]
O momento interno resultante não age em torno de um dos eixos principais de inercia da seção transversal, tem se que decompor o momento em torno dos eixos principais.
Flexão obliqua simples (M e V);
A flexão é dita oblíqua quando há momento fletor atuando nos dois planos principais da viga.
Flexão obliqua composta (M, V e N).
[pic 6]
É quando o plano d flexão não contem os eixos principais de inercia da seção transversal, no caso de solicitação normal em que atuam simultaneamente M e N.
Equações de flexão normal pura
[pic 7]
Euquação de flexão normal simples
http://www.fec.unicamp.br/~almeida/ec702/Exercicios_Fexao_Simples/Exercicio_Flexao%20Simples_Verificacao.pdf
Euquação de flexão normal composta
[pic 8]
Euquação de flexão obliqua pura
Euquação de flexão obliqua simples
Euquação de flexão obliqua composta
Resumo
Esse estudo mostra como se é aplicado uma flexão, diversos tipos de flexõs são aplicadas, uma para cada tipo de objeto que se deseja calcular para que a carga seja destribuida da maneira correta para que não acontessa nenhum problema.
TORÇÃO
No estudo da torção serão discutidos os efeitos da aplicação de esforços torcionais em um elemento linear longo, tal como um eixo ou um tubo. Será considerado que o elemento tenha seção transversal circular. Mostraremos como determinar tanto a distribuição de tensão no interior do elemento como o ângulo de torção quando o material comporta-se de maneira linear-elástica, ou seja, obedece à lei de Hooke.
Torque é um momento que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o comprimento e o raio do eixo permanecerão inalterados.
- Torque aplicado ao eixo produz tensões de cisalhamento nas faces perpendiculares ao eixo.
- A existência de componentes de cisalhamento axial é demonstrada, considerando um eixo formado por tiras axiais separadas.
- As tiras deslizam umas em relação as outras quando torques iguais e opostos são aplicados às extremidades do eixo.
Exemplos práticos
[pic 9]
Equações
[pic 10]
[pic 11]
RESUMO:
Os ensaios de torção são de fundamental importância no estudo do comportamento dos materiais, uma vez que permitem determinar suas propriedades mecânicas, assim como avaliar asegurança, qualidade e resistência dos materiais utilizados. Tem por finalidade calcular as deformações angulares e tensões de acordo com o torque aplicado. Com o valor da tensão obtido é possível, naelaboração de projetos de engenharia, garantir uma margem de segurança.
...