RETIFICAÇÃO
Tese: RETIFICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HAZAEL • 2/10/2013 • Tese • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 352 Visualizações
INTRODUÇÃO
Retificadoras são máquinas operatrizes derivadas dos tornos mecânicos. São altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos.
Os virabrequins de motor a explosão, por exemplo, depois de confeccionados, têm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora.
Outro exemplo seriam os corpos como barramentos e prismas de precisão das próprias máquinas operatrizes, que são acabados em suas medidas finais por retíficas planas e cilíndricas.
O processo de retificação é executado por ferramentas chamadas de esmeratrizes, que são pedras fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilíndricos, ovalizados, esféricos, etc. Em geral, as pedras são presas a eixos (pontas montadas) e giram em altíssima rotação. Dessa forma, o componente a ser retificado é montado num suporte, numa mesa coordenada ou num eixo, e recebe o atrito da esmeratriz, que vai retirando o material em quantidades muito pequenas, até chegar ao ponto ou dimensão determinados pelo projeto.
RETIFICAÇÃO
A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Assim, a retificação tem por objetivo:
a) reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com maquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora;
b) Dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras;
c) Retificar peças que tenham sudi deformadas ligeiramente durante um pricesso de tratamento térmico;
d) Remover camadas finas de material endurecidos por têmpera, cementação ou nitretação.
RETIFICADORAS
A retificadora é uma maquina empregada na usinagem de peças para dar as suas superfícies uma exatidão maior e um melhor acabamento do que os conseguidos em maquinas convencionais.
Os matérias ou peças geralmente precisam ser submetidos a tratamento térmico de têmpera para serem retificados.
CLASSIFICAÇÃO
Há basicamente três tipos de retificadora: a plana, a cilíndrica universal e a cilíndrica sem centros (center less). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automáticas e automáticas. No caso da center less, ela é automática, pois se trata de uma maquina utilizada para a produção em serie.
RETIFICADORA PLANA
Esse tipo de maquina retifica todos os tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas.
Na retificadora plana, a peça é presa a uma placa magnética, fixada à mesa da retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfície a ser usinada.
A retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.
Na retificadora plana tangencial de eixo horizontal, utiliza-se um rebolo cilíndrico (tipo reto plano). Na retificadora vertical, utiliza-se um rebolo tipo copo ou anel, cuja superfície de corte tem, em sua parte plana, a forma de coroa circular. Alem disso, é também utilizado um rebolo de segmentos.
Após a preparação da máquina: limpeza, balanceamento, fixação do rebolo escolhido e dressagem, iniciam-se a operação de retificação.
Há varias formas de fixar a peça. Você pode fixá-la diretamente a mesa, o pode fixá-la com transpassadores, no caso de peças de formato irregular.
Outro modo de fixar a peça à mesa da retificadora é por meio de uma mesa de seno magnética. Em geral ela é utilizada na usinagem de superfícies inclinadas.
É possível também fazer a fixação da peça à mesa por meio de uma morsa retificada. Trata-se de uma forma de fixação utilizada na retificação de materiais não-ferrosos.
Alem dessas, uma das fixações mais comuns é a feita por meio de placas magnéticas. Trata-se de uma fixação utilizada para retificar peças de materiais ferrosos, que tem a propriedade de serem atraídos por imãs.
RETIFICAR SUPERFÍCIE PLANA
Esta operação é feita com mais freqüência na retificadora plana tangencial que possibilita fino acabamento nas superfícies de peças como base, réguas, etc.
Como medida de segurança, o operador deve usar óculos d proteção e mascara contra pó, no caso de retificação a seco. Também, deve manter as mãos afastadas do rebolo em movimento para evitar acidentes.
RETIFICADORA CILÍNDRICA UNIVERSAL
A retificadora cilíndrica universal retifica superfícies cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfícies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento.
Esta operação tem a finalidade de dar fino acabamento a superfícies de pelas cilíndricas, com exatidão de medidas.
RETIFICADORA SEM CENTROS (CENTER LESS)
Esse tipo de retificadora pe muito usado na produção em série. A peça é conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste.
O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento a peça e para produzir o avanço longitudinal. Por essa razão, o disco de arraste possui uma inclinação de 3 a 5 graus, que é responsável pelo avanço da peça.
REBOLO
A ferramenta de corte utilizada na retificadora é o rebolo, cuja superfície é abrasiva, ou seja, apresenta-se constituída de grãos de óxido de alumínio ou de carbeto de silício, entre outros.
Por
...