RSMA AULA-03 TEMPLATE AUTODESENVOLVIMENTO AGENDA 21_final RESPONSABILIDADE_SOCIAL_E_MEIO_AMBIENTE_ANHANGUERA
Por: Paty2907 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 973 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]
- Introdução: explicite aqui os objetivos da proposta de Agenda 21 pessoal que você elaborou.
- Desenvolvimento: redija o seu relatório, considerando as reflexões e respostas que você elaborou nos Passos 1, 2 e 3.
- Considerações: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatório.
- Referências Bibliográficas: apresente, de acordo com as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para a realização da atividade.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acesso em: 30 jun. 2014.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO................................................................................................................5
INTRODUÇÃO.....................................................................................................................6
AÇÕES PRIORITÁRIAS DA AGENDA 21 PESSOAL..........................................................7
AGENDA 21 PESSOAL NA PRATICA.................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................10
APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento sustentável do planeta é um compromisso assumido por mais de 170 países na conferencia realizada durante a RIO-92, no rio de janeiro.
Nesta conferencia, a implantação da agenda 21, foi o mais importante compromisso firmado entre os países, onde mais de 2500 recomendações praticas foram estabelecidas tendo como objetivo preparar o mundo para os desafios do século XXI.
INTRODUÇÃO
A agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que se constitui na mais ousada e abrangente tentativa já realizada, em promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se, portanto, de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”. O ponto central nesse processo é o levantamento das prioridades do desenvolvimento de uma comunidade e a formulação de um plano de ação, tendo em vista a sustentabilidade e a integração de aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, dentro de uma visão abrangente, ou seja, em longo prazo. A agenda 21 é sem dúvida alguma, um importante instrumento nesse caminho de mudanças.
Para o desenvolvimento dessa agenda foram levadas em consideração ações pessoais que podem ser tomadas para conduzir ao desenvolvimento sustentável do meio em que vivemos, englobando comunidade, empresa e faculdade.
AÇÕES PRIORITÁRIAS DA AGENDA 21 PESSOAL
1 – Proteger a biodiversidade do meio em que vivemos, preservando e usando de forma consciente a água, estabelecendo uma política florestal e de uso sustentável do solo, do ar, da fauna e da flora.
2 – Promover a cultura da sustentabilidade na escola e na empresa, visando a eco eficiência, a responsabilidade socioambiental e a informação para o desenvolvimento sustentável.
3 – Promover a educação para a construção de sociedades sustentáveis, com ética e solidariedade, através do enfoque multi e interdisciplinar/Inter setorial.
4 – Garantir, por meio de políticas específicas, o pleno exercício dos direitos culturais, esportivos e de lazer, como forma de programação social.
5 – Estabelecer políticas habitacionais e de uso e ocupação do Espaço Urbano e Metropolitano dentro do conceito de sustentabilidade.
6 – Estabelecer Políticas de Saneamento Básico/ Ambiental, visando a proteção do ambiente, com repercussões de impacto sobre a saúde.
...