Raio Laser
Casos: Raio Laser. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flavianerss • 1/12/2014 • 993 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Curso: Fisioterapia 1º e 2º Semestre
Biofísica
Prof. Paula Hoelz
Raios Lazer
Trabalho para avaliação da matéria de
Biofísica que será apresentado a Professora
Paula Hoelz, para que seja avaliado e como
requisito parcial para nota que será somada a nota Semestral.
São José dos Campos
2014
Introdução
O laser é basicamente um amplificador óptico, composto por um meio que amplifica a luz e que o atravessa, e uma cavidade óptica que consiste de espelhos especiais que confinam esta luz amplificada.
Em 1960 surgiu o primeiro laser, 44 anos após Albert Einstein prever a sua existência. Na época da sua descoberta, o LASER - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação - foi considerado apenas um objeto de muita curiosidade. Posteriormente foi descoberta uma infinidade de aplicações para ele, desde a pesquisa básica até o uso em medicina.(4)
O primeiro aparato que se usou na emissão estimulada foi chamado de MASER (Outro acrônimo inglês formado a partir de Microwave Amplification by SImuleted Emission of Radiation), construído por Townes em 1952.(5)
O primeiro Laser da História foi construído em 1960, por um cientista americano, Theodore Maimam, nos Estados Unidos. Este primeiro laser foi desenvolvido a partir de uma barra de rubi sintético, que produzia uma luz de curta duração e de alta densidade de energia, operando em 694,3 nm quando uma luz comum intensa incidia sobre a mesma. Foi desenvolvido no Hughes Aircraft Research Laboratory em Malibu, e nessa data apresentada à imprensa.(3)
A partir de sua criação o mesmo foi explorado por muitos para fins bélicos e clínicos, e até hoje pesquisas e melhoras de sua utilização são divulgados, o laser se mostrou também uma ótima ferramenta em outras áreas que necessitam de precisão como na engenharia onde é possível medir e comparar grandes distancias com precisão a partir de um feixe de laser disparado na direção alvo, também é utilizado em áreas como alimentícias onde é possível analisar a temperatura de objetos e alimentos a distância com grande precisão, porém o grande triunfo foi sua utilização para fins clínicos e terapêuticos, sendo também a área onde os estudos sobre a sua utilização e benefícios mais crescem.
Na fisioterapia os raios laser são produzidos por uma mistura de hélio/neônio (632,8nm). A mistura hélio/neônio produz uma luz vermelha e a mistura infravermelha não produz luz. A fim de descrever um laser, deve-se medir o comprimento de onda em nanômetros; a duração total de pulso, índice de repetição e tempo total de exposição; a intensidade de energia e de potência em joules por centímetro quadrado; e a irradiação em watts por centímetro quadrado.(1)
Também é encontrado como recurso fisioterapêutico os seguintes tipos de laser:
HeNe (Hélio Neônio) = 632,8nm,= visível
AsGa (arseneto - gálio) = 904nm = não visível
AsGaAl (arseneto – gálio- alumínio) = 830nm = não visível
AsGaInP (arseneto – gálio- índio- fosfóro) = 670 nm = visível
Os Efeitos que o laser proporciona como tratamento fisioterapêutico são:
-Anti-inflamatório
-Analgésica
-Circulatória
-Regenerativa
O laser também é amplamente utilizado em aplicações clínicas:
Cirúrgicas – Pode ser usado para cortar ou cicatrizar especialmente em casos cirúrgicos onde a perda de sangue seja um risco para o paciente. Como uma faca ele pode cortar e com grande precisão extirpar poucas células. Pode também estancar hemorragia como por exemplo uma hemorragia gastrointestinal.
Estética – no combate a celulite, na dissolução de gorduras e na recanalização dos vasos linfáticos drenando a linfa.
Na fisioterapia os benefícios do laser diminuem o tempo de tratamento e ajudam:
• na cicatrização de ferimentos,
• no fechamento de feridas abertas, úlceras e feridas pós-operatórias,
• na velocidade de condução do nervo
• nas artropatias
...