Reconhecimento de Vidrarias e medidas de volume
Por: Barbara Dias de Oliveira • 17/5/2018 • Ensaio • 730 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
[pic 1][pic 2]
BÁRBARA DIAS DE OLIVEIRA
BRYAN
LUANA FERNANDES FRANCISCO
Reconhecimento de vidrarias e medidas de volume
[pic 3]
Londrina
2018
BARBARA DIAS DE OLIVEIRA
BRYAN
LUANA FERNANDES FRANCISCO
Reconhecimento de vidrarias e medidas de volume
Trabalho apresentado à disciplina de química tecnológica geral, prof. Emily Giany Assunção.
Londrina
2018
INTRODUÇÃO
As vidrarias são de suma importância em qualquer procedimento realizado em laboratório, no manejo das substâncias e na medição de quantidades. E isso gera a necessidade de se conhecer a grande variedade dessas vidrarias, suas características e principalmente suas aplicações. O conhecimento dos materiais nos permite realizar os experimentos corretamente .
OBJETIVOS
Conhecer os instrumentos do laboratório;
Encontrar experimentalmente as diferenças das medidas entre eles;
Reconhecer as funções específicas de cada instrumento e aprender a manuseá-los.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Balão Volumétrico de 100 ml
- Béquer de 120 ml
- Bureta de 50 ml
- Proveta graduada de 10 ml
- Pipeta volumétrica de 5 ml
- Pipeta graduada de 50 ml
- Erlenmeyer
- Tubos de ensaio
- Garras
- Pisseta
- Estantes para tubo de ensaio
- Suporte universal
- Balança analítica
- Água destilada
DESENVOLVIMENTO
Iniciou-se o experimento utilizando um béquer de 120ml (vidraria utilizada para medir e pesar soluções), nele fora depositado 90ml de água que posteriormente fora transferida para o erlenmeyer (mede o valor aproximado das substâncias) e transportado para proveta graduada que obtém os valores aproximado das soluções, constatou-se 87ml de água.
Em uma nova proveta graduada mediu-se 90ml de água e transladou a água para o béquer verificando que a mesma passou de 90ml no novo recipiente, transferindo novamente para o erlenmeyer a solução ficou entre 75 e 100ml.
Mediu-se 90ml de água na proveta graduada e a transferiu para o balão volumétrico que é utilizado para obter valores precisos.
FOTO
Na bureta (vidraria usada para obter medidas precisas) fora adicionado 50ml de água que fora transferida para proveta e verificou-se um erro de escala pois na segunda vidraria mediu-se 51ml.
Em uma pipeta volumétrica (recipiente utilizado para obter medidas precisas e pequenas) colocamos 5ml de água e tranferimos para proveta onde não houve erro de escala e novamente obtivemos 5ml. Posteriormente em uma pipeta graduada (usada para várias medidas) foi acrescentado 5ml de água que fora transladada para a proveta sem alteração da medida.
A balança analítica é usada para verificar a massa de maneira precisa, para o uso desse equipamento é necessario que o ambiente onde ele está não sofra nenhuma interferência externa (vento, janelas abertas, ar condicionado, outros objetos apoiados próximos a balança), nela foi colocado o béquer e zerado sua massa, mediu-se 10ml de água na proveta graduada e a transferiu para o béquer obtendo o peso de 9.3945g. Acresentou-se um novo béquer na balança, zerou seu peso e pipetou 10ml de água resultando em 9.9003g.
...