Redes Sem Fio
Exames: Redes Sem Fio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: seeklopes • 19/9/2014 • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos.
Os sistemas mecânicos são estendidos e integrados com sensores, microprocessadores e controladores, podendo, assim, seguir comandos externos para realizar determinadas tarefas. Exemplos de sistemas mecatrônicos são: máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviço; sistemas para automação de máquinas e processos; máquinas com controle digital; veículos autoguiados; máquinas ferramentas controladas por computador; máquinas robóticas para aplicações de diagnóstico e reabilitação em medicina; e dispositivos como: câmeras eletrônicas, impressoras, máquinas de tele fax, foto copiadoras, vídeogravadores, etc.
A formação recebida habilita o engenheiro mecatrônico para atividades de concepção, Implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas ou a serem automatizadas.
Os interessados pelas qualificações deste profissional são empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e de programas para automação industrial e indústrias usuárias destas técnicas.
Diante desta realidade, este anteprojeto de monografia cujo tema é rede sem fio, tem por finalidade estudar o sistema de rede sem fio na indústria considerando a monitoração da rede de controle e de dispositivos.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
Para o desenvolvimento do projeto referente à rede sem fio tem-se como foco o estudo do sistema de rede sem fio na indústria.
Os aspectos a serem abordados no desenvolvimento deste projeto consistem na utilização de quatro ciências fundamentais: a economia, a matemática, a infra-estrutura e a informática. A utilização do sistema de rede sem fio atraiu o interesse de diversas áreas, principalmente na Engenharia.
Diante disto, este anteprojeto de monografia tem como problemática a ser investigada a seguinte pergunta: Qual a importância e dificuldade na implantação do sistema sem fio na área industrial?
3. JUSTIFICATIVA
A escolha do tema Rede sem fio surgiu devido a ter um papel muito importante na comunicação entre computadores e outros equipamentos sem a necessidade de ter vários cabos. Desta forma, esta tecnologia vem sendo estudada para verificar a confiabilidade em relação às instalações realizadas através de ligações físicas.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio walkie-talkies até satélites no espaço. Porém é destinado para um uso mais comum em redes de computadores, servindo como meio de acesso a Internet através de locais remotos como um aeroporto, um shopping, escritórios e indústrias, ou até mesmo na própria casa.
Este projeto se justifica pelo fato de ser graduando do curso de Engenharia de Automação e Controle, se tratando de uma profissão que vem se aprimorando cada vez mais e pela inovação na área de rede industrial.
4. OBJETIVOS
4.1 Geral
• Investigar como a automação ....
4.2 Específicos
Com o desenvolvimento da tecnologia sem fio, diversos padrões de comunicações vêm surgindo no mercado, para aplicação nos diversos níveis de comunicação, inclusive o chão de fabrica, onde se encontram os sensores e atuadores de um sistema industrial.
Este trabalho tem os seguintes objetivos:
• Estudar os tipos de tecnologias sem fios existentes;
• Estudar a comunicação e interferência sofrida nos diversos níveis de freqüência disponíveis para utilização;
• Verificar a existência e tipos de dispositivos industriais em uso com comunicação sem fio;
• Aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim habilidades e competências na montagem e configuração de suas estações didáticas através da tecnologia sem fio disponível.
• Analisar.
• Descrever.
• Identificar.
• Compreender.
5. QUESTÕES NORTEADORAS
O sistema de rede sem fio veio para aprimorar o processo tecnológico de coleta, transporte, armazenamento e processamento entre dois ou mais computadores e equipamentos;
Com essa instalação pode-se diminuir o tempo de implantação e reparos no sistema;
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 Histórico
Cada um dos três séculos anteriores foi dominado por uma única tecnologia. O século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. O século XIX foi a era das máquinas a vapor. As principais conquistas tecnológicas do século XX se deram no campo da aquisição, do processamento e da distribuição de informações. Entre outros desenvolvimentos, vimos a instalação das redes de telefonia em escala mundial, a invenção do rádio e da televisão, o nascimento e o crescimento sem precedentes da indústria de informática e o lançamento dos satélites e comunicação.
Como resultado do rápido progresso tecnológico, torna-se cada vez menores as diferenças entre coleta, transporte, armazenamento e processamento de informações. Empresas com diversos escritórios distribuídos por uma extensa área geográfica podem, simplesmente, ao aperto de um botão, examinar, colher, processar e distribuir informações as suas filiais mais distantes.
Em outras palavras, as redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante. Por exemplo, o caixa eletrônico, onde você pode estar tendo acesso aos dados de sua conta corrente que estão armazenados em um computador a centenas ou milhares
...