Referencias Bibliograficas
Exames: Referencias Bibliograficas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kphowdy • 29/5/2013 • 539 Palavras (3 Páginas) • 725 Visualizações
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Norma Técnica (NBR 6023/89), refere-se: “é um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material”.
Ordenação:
Sugere-se a adoção da ordem alfabética. Quando várias obras do mesmo autor, deve-se substituir o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.
Aspectos gráficos:
As referências devem digitadas, usando espaço simples entre linhas e espaço duplo para separá-las. Devem ser alinhadas somente à margem esquerda, com espaço simples entre linhas.
LIVROS:
Todas as referências bibliográficas devem começar pelo nome do respectivo autor (a menos que seja desconhecido): sobrenome EM LETRAS MAIÚSCULAS seguido de vírgula, e depois as iniciais ou nomes.
Não existe nenhum motivo para substituir o nome por iniciais, quando o nome é conhecido. Além disso, é útil conhecer-se o primeiro nome de cada autor, para evitar confusões (como, por exemplo, equívocos sobre o sexo do/a autor/a).
No caso em que sejam colocadas iniciais, cada inicial deve ser seguida por um ponto e um espaço. É costume, em algumas revistas, não utilizar espaços entre as iniciais, mas isso é contrário às normas gramaticais.
Quando há dois ou três autores os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula. Quando há mais de três autores, pode-se colocar todos os nomes, ou colocar apenas o nome do primeiro, seguido da expressão et al. (em itálico), que é uma abreviação de “et alii”, que significa “e outros” (ou seja, é um tipo de etc.). Evidentemente, não existe ponto depois do “et”, nessa expressão.
Depois do nome do autor (ou autores) coloca-se um ponto. Quando já existe um ponto (por exemplo, quando são utilizadas iniciais), não se coloca um segundo ponto, evidentemente.
Exemplos:
KITCHER, Philip.
BERNAL, J. D.
BOYER, Carl Benjamin.
BLAKE, Ralph; DUCASSE, Curt; MADDEN, Edward.
DEBUS, Allen G. et al.
AUTOR (ES). Título (itálico ou negrito) e subtítulo se importante. Número da edição (a partir da segunda). Local de publicação: Editor, Ano de publicação. Número de páginas e volumes.
Exemplo:
BASTOS, Leandro. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas. 3º. ed. São Paulo: Nobel, 1984. 298p.
Entidades ou instituições
Em alguns casos uma obra é de responsabilidade de uma organização ou instituição, e não de uma pessoa. Nesse caso, no lugar do nome do autor deve aparecer o nome da instituição, em letras maiúsculas.
Exemplos:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil).
Observação: No caso de órgãos nacionais, estaduais ou municipais, o nome do país, Estado ou município deve aparecer
...