Relatório Filme A Meta
Por: Juliana201512 • 22/3/2021 • Relatório de pesquisa • 365 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso Engenharia de Produção
FILME- A META
Disciplina: Engenharia de Produto
Aluna: Juliana de Lima do Nascimento
Matrícula: 201512469327
O fime “ A Meta “ que tem como base o livro escrito por Eliyahu Goldratt de 1984, trata a realidade de um gerente que se vê em difícil situação, pois o dono da fábrica deseja aumentar a lucratividade dentro do período de 3 meses, caso não conseguisse, a fábrica seria fechada.
Ao encontrar um antigo professor ao qual pede conselhos, o profissional começa a pensar em porque a fábrica que possuía equipamentos e uma boa estrutura, não conseguia atingir a meta e gerar mais lucro. Com isso, ele começa a analisar os processos produtivos com mais detalhes, e descobre os principais pontos que precisa trabalhar e melhorar.
Os principais problemas apresentados pela fábrica são:
- Queda de vendas;
- Pedidos atrasados;
- Estoque alto;
- Custo de produção e armazenamento superando a lucratividade;
- Peças produzidas sem finalidade;
- Máquinas atrasando o processo produtivo (gargalo);
- Peças defeituosas.
A primeira medida para eventual mudança foi achar o gargalo da produção através da análise do tempo de cada operação e depois, comparar com sua capacidade. Aquele no qual o processo fosse mais demorado era o gargalo que simultaneamente controlava a velocidade das operações. Ou seja, quanto mais rápido os produtos passam pelo gargalo, mais rápido era o processo e quanto mais devagar os produtos passavam pelo gargalo, mais demorado era o processo produtivo.
Após a análise de cada processo da fábrica, foi descoberto que a máquina principal passava muito tempo desligada atrasando todas as operações. Com isso, descobriu-se o gargalo. Além de tudo, sobrecarregava as peças.
Implantou-se também um controle de qualidade devido ao desperdício e grande número de peças defeituosas afetando na qualidade dos produtos. Com esse novo processo, o problema com desperdício foi controlado.
Ao final, o processo produtivo consideravelmente mais eficaz. As vendas aumentaram, os estoques reduzidos, os atrasos diminuíram e o lucro, que era a principal meta da empresa foi o melhor nos últimos anos.
Concluímos que, a partir da análise, do tratamento e de utilizar a capacidade máxima dos equipamentos, retirando suas restrições, a fábrica conseguiu se tornar uma das mais produtivas e lucrativas do mercado. E a meta foi alcançada, sem fechamento da fábrica.
...