Relatório Do Filme Rio
Artigo: Relatório Do Filme Rio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8123 • 20/5/2014 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 1.074 Visualizações
O filme começa numa floresta próxima à cidade do Rio de Janeiro , no Brasil, quando são mostrados passáros de várias espécies felizes, cantando e voando, enquanto um filhote de Ararinha-Azul fica também feliz ao ver a cena, mas não consegue voar, e acaba caindo do topo do seu ninho. A um certo ponto, várias dessas aves são engaioladas, inclusive a ararinha. Então eles são levados para a cidade de Moose Lake , em Minnesota , nos Estados Unidos , durante o inverno, em tempos de neve, e muitos deles são abandonados, inclusive a ararinha azul em questão, cuja gaiola cai na rua. Em seguida, uma garota habitante da cidade chamada Linda encontra o pássaro abandonado e o leva para a sua casa, prometendo cuidar dele para sempre e o dando o nome de Blu. Ao longo de vários anos, Linda e Blu crescem e se tornam grandes amigos.
O filme continua mostrando uma cena 15 anos depois, de Linda acordando com Blu em sua livraria. É possível ver os vários brinquedos e outros pertences de Blu, bem como seu relacionamento com os pássaros nativos. Um pouco depois dessa cena, um cientista do Rio de Janeiro chamado Túlio entra na livraria e fala com Linda, dizendo que Blu é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que precisa levá-lo até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer eles acasalarem e preservar a espécie. No início Linda rejeita a proposta, mas depois pensa melhor e resolve partir para o Rio de Janeiro.
Ao chegar lá, Blu é colocado numa estufa própria para o acasalamento, onde conhece a fêmea da sua espécie, que chama-se Jade. Blu se apaixona por ela e no começo tenta beijá-la, mas Jade fica com raiva porque tem um único interesse: fugir. Em seguida o local é invadido por contrabandista de animais, que sequestram Blu e Jade, acorrentam os dois de modo que fiquem ligados, e os engaiolam para vendê-los, porque são aves muito valiosas. A certo ponto Jade abre a gaiola e tenta escapar, mas é bloqueada pela cacatua Nigel, um passáro maldoso e cruel que pertence ao chefe dos contrabandistas. Fernando, um garoto pobre sem família, participa do sequestro, mas ele faz isso contra a vontade. De bom caráter, Fernando só ajuda os contabandistas porque precisa de dinheiro para sobreviver. A convivência com humanos fez de Blu uma ave especial, capaz de atitudes não usuais em sua espécie. Essa característica permite que após o sequestro ele consiga abrir a gaiola e escapar junto com Jade. Nesse ponto animação investe na adrenalina e, tendo Nigel em seus calcanhares, Blu e Jade participam de uma cena de perseguição de tirar o fôlego. A fuga se desenrola em paralelo com cenas de um clássico jogo de futebol do Brasil contra a Argentina .Quando no jogo a tensão aumenta e a possibilidade de ocorrer um gol está muito próxima, Nigel entra em choque com um transformador, causando um blecaute geral que impede os cariocas de verem o gol.
Depois de despistarem Nigel, eles se perdem na grande floresta que faz parte da paisagem natural do Rio de Janeiro. Jade sugere que eles durmam em cima de uma árvore para pedir ajuda no dia seguinte, mas Blu diz que prefere dormir em algo construído pelos seres humanos. Eles acham uma construção turística e histórica da cidade, o coreto da Vista Chinesa, e escalam-o até o topo (já que Blu não sabe voar). No dia seguinte eles conhecem uma família detucanos, inclusive o pai deles Rafael, que tenta ensinar, naquele dia, Blu a voar. Jade,Rafael e Blu seguem para a Pedra da Gávea e lá passaro "americano" é estimulado a voar. Rafael tenta convencê-lo dizendo que ele precisa acreditar em si mesmo e sentir com o coração. Apesar de tudo, Blu não conseguiu voar, e se salvou após cair em cima de
...