Relatório Fisica Eletrica Linhas de Campo
Por: brenoviana1 • 21/3/2017 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
GERADOR DE VAN DE GRAAFF
LINHAS DE CAMPO
ANDRÉ PAIVA
BRENO VIANA
RAFAEL AMARAL
[pic 2]
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DISCIPLINA : FÍSICA ELETRICIDADE
PROFESSORA : SONILHA MOREIRA
GERADOR DE VAN DE GRAAFF
LINHAS DE CAMPO
ANDRÉ PAIVA
BRENO VIANA
RAFAEL AMARAL
Salvador, 06 de abril de 2015
- OBJETIVOS
Identificar a configuração das linhas de força entre eletrodos de diversos formatos, interpretando a partir das linhas de campo, o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes, descrever e definir uma blindagem para o campo elétrico , além de analisar o poder das pontas.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
O gerador de Van de Graaff foi elaborado por Robert Van de Graaff, um físico americano tinha como principal ideal produzir uma diferença de potência muito alta para acelerar as partículas carregadas que se rebatiam contra objetos fixos. Esses resultados obtidos dos choques informavam as características dos núcleos do material que constituíam os objetos.
A corrente do gerador é constante, a bateria do mesmo possui uma voltagem também constante, podendo variar a intensidade dependendo dos dispositivos que são conectados a ele. A Eletrização, pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Para reproduzir esses processos, o gerador é recorrido. A máquina utiliza uma correia móvel para acumular cargas elétricas em uma esfera oca de metal, às quais se espalham para mais longe possível umas das outras e passam a ocupar a superfície externa da casca esférica metálica.
Essa distribuição de cargas gera um campo elétrico, afetando o espaço ao seu redor. As características do campo elétrico são determinadas pela distribuição de energias ao longo de todo o espaço afetado.
Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa contida nele se moverá, consequentemente, por meio da atração eletrostática. A diferença de potenciais elétricos entre pontos situados a diferentes distâncias da fonte do campo origina forças de atração ou repulsão orientadas em direções radiais dessa mesma fonte.
[pic 3]
Protótipo do Gerador
- MÉTODO EXPERIMENTAL
MATERIAL UTILIZADO :
- 1 GERADOR ELETROSTÁTICO DE CORREIA
- 1 CUBA CILÍNDRICA
- 1 MESA PROJETÁVEL COM FIXADORES E BORNES
- 1 CONEXÃO ELÉTRICA PRETA COM PINOS DE PRESSÃO
- 1 CONEXÃO ELÉTRICA VERMELHA COM PINOS DE PRESSÃO
- 1 CONJUNTO DE ELETRODOS : 1 ANEL MAIOR, 1 ANEL MENOR, 2 RETOS, 1 COM GANCHO, 2 PONTUAIS
- 50g DE MILHO GRANULADO ( OU GRÃO SIMILAR)
- 1 FRASCO DE PÓ DE CAULIM
- 1 FRASCO DE ÓLEO
Foi colocado 2 eletrodos pontuais com suas extremidades livres apoiados sobre os ímas dos bornes. Posicionamos a extremidade dos eletrodos pontuais tocando sobre os eletrodos retos, fizemos as conexões elétricas entre os bornes da mesa projetável e o gerador. Colocamos o óleo na cuba (O suficiente para cobrir os eletrodos), é necessário espalhar os grão sobre o óleo dentro da cuba.
O gerador foi ligado apenas o tempo necessário para o alinhamento das partículas, após isso, posicionamos os dois eletrodos retos paralelamente entre si, dentro da cuba.
É importante regular a velocidade de rotação do motor, para que se adeque ao experimento.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O campo elétrico gerou influências em cada caso, as sementes de alpiste formaram linhas de campo de força de acordo com cada eletrodo diferente, o que caracteriza a configuração do campo elétrico entre eles.
[pic 4]
Eletrodo Tipo Placa
São 2 placas paralelas, as linhas se formam entre as placas para reproduzir o campo elétrico.
[pic 5]
Eletrodo Tipo Ponta
2 cargas Pontuais na qual formou-se um circulo entre as pontas. Com o alpiste ficou mais visível a repulsão nas cargas pontuais.
...