Relatório de Ensaio Granulométrico
Por: jkoliveira98 • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA GETÚLIO VARGAS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Jane Kelly Bosco de Oliveira
Turma 1º R (A)
ESMCC
Relatório de ensaio granulométrico
São Paulo
17/10/2018
OBJETIVO
O ensaio granulométrico baseado na NBR/7181, possui como principal objetivo estimar a porcentagem e conhecer a distribuição de grãos dos agregrados graúdos e miúdos, possibilitando sua representação através de gráficos.
Neste relatório, estará descrito passo a passo de como foi realizado cada um dos experimentos propostos, os materiais e equipamentos necessários e os resultados obtidos após a realização destes.
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
- Balança
- Becker
- Recipiente de plástico
MATERIAIS UTILIZADOS
- Pedra
- Tijolo
- Água
- Areia
PROCEDIMENTOS
Em aula, foram propostas três questões nas quais era desejado dos alunos a apresentação de um método que solucionasse de forma satisfatória as questões postas.
1ª Questão
A primeira questão era para determinar o peso específico de uma porção não pré-estabelecida de pedras. O peso específico calcula-se através da fórmula:
Peso específico = peso/volume.
Resolução
Em sala, pesamos cerca de 800g de pedra no becker, subtraímos o valor do becker de 20g e assim obtemos 780g como o peso da pedra. Para o volume, utilizamos a graduação do próprio becker que constava 500 ml.
2ª Questão
A segunda questão era para determinar o percentual de umidade em um tijolo de argila. A umidade é encontrada através da fórmula:
% h = Pa/Ps * 100
Onde:
H: % umidade
Pa: peso molhado
Ps: Peso seco
Resolução
Para a realização, pesou-se o tijolo completamente seco e foi utilizado um recipiente com água (com dimensões suficientes para submergir o tijolo por completo) e após alguns minutos, o tijolo foi pesado novamente e aplicou-se a fórmula.
3ª Questão
O último experimento consistia em calcular o percentual de materiais pulverulentos em uma porção de areia determinada pelo grupo.
Resolução
Pesou-se uma amostra de areia contendo 520g e com o auxílio de um copo plástico com pequenos furos em seu fundo (simulando a abertura de uma peneira), passamos uma pequena amostra desse peso total de 520g e a partir da % acumulada, calculamos o percentual de material granular.
RESULTADOS
- No primeiro experimento, obteve-se o resultado de 0,641025 como peso específico das pedras.
- No segundo, obteve-se o resultado de 4, 90454% de umidade no tijolo, onde o peso do tijolo seco era de 1.430g e do tijolo úmido de 1.500g.
- No terceiro, foi realizada regra de 3 com uma amostra determinada pelo peso de 20g e determinou sem precisão uma porcentagem de 5% de materiais pulverulentos.
COMPARAÇÃO
1ª Questão
Solução apresentada em sala pela professora:
Medir determinada quantidade de água na proveta, colocar as pedras dentro e o valor que aumentar será o volume da pedra. Em seguida, aplicar a fórmula.
...