Relatório de Estágio
Por: Adriano Kerecz • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.929 Palavras (12 Páginas) • 270 Visualizações
‘[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
JUNHO - 2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de estágio apresentado como requisito parcial à formação da graduação no Curso Superior Engenharia Mecânica, da UFPR.
Orientador: Dr. Sérgio Luiz Henke.
JUNHO – 2015
IDENTIFICAÇÃO
- Estagiário:
- Estágio:
- Supervisor:
- Professor Orientador:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
1.1 Apresentação da empresa 1
1.2 Organograma 2
2 Objetivos 4
2.1 Objetivo geral 4
2.2 Objetivo específico 4
3 O estágio 5
3.1 Atividades desenvolvidas 5
3.1.1 Início da gestão da Ordem de Serviço (OS). 5
3.1.2 Analise dos desenhos de fabricação 7
3.1.3 Separação das peças em lotes de produção 9
3.1.4 Supervisão e acompanhamento de pré-montagem 12
3.1.5 Outras atividades 14
4 Dificuldades e facilidades durante o estágio 15
4.1 Aspecto técnico 15
4.1.1 Facilidades 15
4.1.2 Dificuldades 15
4.2 Aspecto humano 16
4.2.1 Facilidades 16
4.2.2 Dificuldade 16
5 Conclusões do estágio 17
- INTRODUÇÃO
O estágio obrigatório tem como objetivo principal completar o processo de ensino-aprendizagem. Este consiste na preparação do aluno para o ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional através do desenvolvimento de atividades que se inter-relacionam e integram a formação acadêmica com a atividade profissional. A disciplina também contribui para o desenvolvimento profissional do estudante através adaptação do mesmo no meio profissional frente a condições reais das atividades profissionais da área de atuação.
As atividades referentes ao cumprimento do estágio supervisionado foram realizadas na empresa Brafer Construções Metálicas S/A, situado em Araucária-PR.
- Apresentação da empresa
Iniciando suas em 1976, a Brafer surgiu como um escritório de projetos de estruturas metálicas. No ano seguinte à sua fundação, A Brafer já começava a fabricar suas primeiras estruturas. No início eram realizadas pequenas obras, como coberturas e pavilhões industrias. Em seguida, vieram os grandes trabalhos, como a ponte sobre o rio Piquiri, com vão livre de 60 metros e 200 toneladas de peso, fabricada e montada em 1979, em um projeto que se destacou por utilizar a tecnologia mais avançada disponível na época.
Em 1980, o galpão alugado já não era mais suficiente para armazenar os estoques de fábrica. Assim, a empresa mudou-se para uma sede própria com área de 130 mil m2 em Araucária/PR. Em 2007, uma nova fábrica de 73 mil m2 no Rio de Janeiro foi inaugurada.
Atualmente a empresa possuiu um dos parques fabris mais bem equipados na América do Sul, com capacidade de produção de 4000 toneladas mensais.
A Brafer fornece soluções que vão do cálculo, passando pelo modelamento 3D do projeto, fabricação, pintura, galvanização a fogo e a montagem das estruturas em campo.
A Brafer está presente com suas obras, em todos os estados do Brasil, no Chile, Uruguai, Paraguai, Canadá, Eua e Angola, fornecendo e montando estruturas.
- Organograma
Na figura 1 está apresentado o organograma da Gerencia Industrial, departamento no qual realizei as minhas atividades do estágio obrigatório.
[pic 2]
Figura 1 – Organograma Industrial – unidade de Araucária/PR.
Abaixo está apresentado o gestor de cada área e uma breve apresentação de cada setor.
- Ricardo Foganholi – Diretor Industrial: Formação Engenharia Civil. Diretor responsável e gestor das unidades fabris de Araucária/ PR e Rio de Janeiro/ RJ. Responsável pelo planejamento estratégico no que se refere as atividades de fabricação, e gestão orçamentária das atividades fabris.
- Fábio Lopes Mathias – Gerente Industrial: Formação Engenharia Civil. Responsável pelas gerencias Fábrica I a IV, Fábrica V, Jato e Pintura, Logística e Expedição, Galvanização e coordenações de manutenção, planejamento e produção. Atualmente acumulando as atividades de Gerente da fábrica I a IV, gerencia esta responsável pela gestão operacional dos setores de preparação de matéria prima e montagem das estruturas metálicas.
- Guber Guerrero – Gerente de Solda e Acabamento: Formação Engenharia Mecânica. Gerente responsável pela gestão setores de solda e acabamento de ambas as unidades, inspetor de solda nível 1 e atua na otimização dos processos de soldagem da empresa.
- Norton Rattmann – Gerente da Fábrica V: Formação Engenharia de Produção. Responsável pela gestão operacional da fábrica de montagem de perfis soldados e preparação de perfis laminados. Fábrica que fornece material para os setores de montagem da Fábrica I a IV.
- Roberto Padovezi – Gerente de Jato e Pintura: Formação Técnico Mecânico. Responsável pelos setores de jateamento e pintura das estruturas.
- Emerson Padilha – Gerente de Galvanização: Formação Administração. Responsável pelo setor de galvanização a fogo de estruturas metálicas.
Os setores de coordenação de manutenção, planejamento industrial e produção respondem diretamente ao Gerente Industrial.
...