Relatório de Hidraulica
Por: Thatiane21 • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 785 Visualizações
Universidade Paulista-Unip
Relatório de Hidráulica e Hidrologia Aplicada
Goiânia
Setembro/2014
Thatiane Gonçalves Felix Borges – RA: B4726D-1
Luanna de Magalhães Melo – RA: T656HA-0
Alex Amoury Siqueira – RA: T731HF-2
Relatório de Hidráulica e Hidrologia Aplicada
Relatório apresentado pela turma do 6º Período Sala 03D2 ao Curso de Engenharia Civil junto a Universidade Paulista-UNIP como uma das exigências do componente curricular da disciplina Hidráulica e Hidrologia Aplicada, sob orientação do professor Flaryston Pimentel.
Goiânia
Setembro/2014
Introdução
O relatório apresenta o ensaio realizado para encontrar o número de manning, que é um coeficiente de rugosidade relacionado diretamente com a vazão e velocidade de escoamento, por meio do ensaio realizado em um canal artificial feito de acrílico fizemos 3 medições com diferentes inclinações, desta maneira pudemos além de comparar os resultados, encontrar um número mais assertivo com as médias do ensaio.
Materiais e Métodos
Materiais:
- Canal de Acrílico
- Limnimetro
- Cronômetro Digital
- Régua Milimitrada
- Flutuador
Métodos:
A determinação do coeficiente de manning (n) foi realizada tomando-se 3 medidas, anotando-se a seção máxima do escoamento por meio do limnimetro para calcular o raio hidráulico (Rh) e fixando-se a declividade (I). Após isso, foi realizado 3 medições determinando o deslocamento do flutuador em função do tempo cronometrado ao logo do canal de acrílico com 2,9 metros, assim calculamos a velocidade superficial.
Sabendo-se que:
V=1/0,85*Vsup eq.(01)
Pela a equação:
V=1/n*Rh^(2/3)*(I)^(0,5) eq.(2)
Isola-se o número de manning encontrando a seguinte função:
n=Rh^(2/3)*(I)^(0,5)/V
Abaixo segue tabela com valores obtidos no laboratório de hidráulica e hidrologia aplicada, e os resultados obtidos:
[pic 1]
Tabela 01
Tabela 02[pic 2]
Resultado:
Tomando como referência n=0,009, valor médio segundo Hel-Ras, nosso valor encontrado foi 0,007, o que se torna bastante satisfatório. Cabe lembrar que os números de manning encontrado em cada medição não se diferem muito, apresentando assim que o ensaio esteve dentro de um bom padrão. No mais percebemos que quanto maior a declividade menor a altura da lâmina d'água, contudo, a rugosidade que é inerente ao material não muda.
...