TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica a fábrica de argamassa

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

  1. Introdução...............................................................................................
  2. Objetivo...................................................................................................
  3. Descrição ...............................................................................................
  4. Conclusão..............................................................................................

Relatório de Visita Técnica

  1. INTRODUÇÃO

O conhecimento das propriedades e comportamentos a determinados esforços ou aplicações dos materiais de construção é de imensa importância para profissionais intrinsecamente ligados a construção civil, incluído neles encontra-se o Engenheiro Civil.

Além do conhecimento das propriedades dos materiais, é de relevante importância conhecer seu processo de fabricação ou obtenção. Isso porque ter um produto que e feito com um rigor de qualidade deixa o profissional com mais segurança na hora de aplicar e escolher determinado material.

No estado do Piauí tem-se várias empresas de qualidades empenhadas a fabricar produtos de qualidade além de ter um controle de qualidade. Inserida neste cenário está o Grupo Kalfix, representante de peso quando o assunto é qualidade, controle de qualidade e controle tecnológico. O Grupo Kalfix define o compromisso de oferecer a mais alta qualidade em argamassas, rejuntes, concreto, gesso e impermeabilizações. Com uma nova identidade visual, traduz a evolução de cada produto ou serviço, hoje referência no mercado de aditivos para a construção civil.

A visita às instalações proporcionou um leque de informações quanto ao quesito obtenção, preparo, qualidade e distribuição de materiais.

Assim o presente relatório visa apresentar de forma sucinta, o relato a visita feita a uma das instalações do Grupo Kalfix, especializado em produção de argamassas e controle tecnológico de concreto, orientada pelo professor César Ataíde da disciplina de Materiais de Construção I. A visita foi oportuna para conhecer a metodologia de produção e controle tecnológico de materiais largamente utilizados no ramo da construção civil, como argamassas e ensaio em concretos como corpo de prova.

  • Argamassas

O Grupo Kalfix oferece uma grande variedade de produtos em argamassas prontas desde o tradicional reboco as argamassas de alto desempenho.

Produzidas com avançada tecnologia atendendo a todas as especificações e exigências das Normas Técnicas com monitoramento de qualidade de seus produtos e das matérias primas utilizadas através de laboratório próprio além de ensaios realizados em laboratórios credenciados como NUTEC Núcleo de Tecnologia IndustrialABCPABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland e USP Universidade de São Paulo - BR.

Os agregados minerais usados na fabricação de seus produtos são de jazida própria o que lhe garante o padrão de qualidade.

Conheça variedade de argamassas produzidas pelo Grupo Kalfix. Uma para cada aplicação, de acordo com sua necessidade.

[pic 1]    [pic 2]   [pic 3]   [pic 4][pic 5]   [pic 6]   [pic 7]   [pic 8][pic 9]  [pic 10]

  • Tecnologia em Concreto, Argamassas e Blocos

O Grupo Kalfix conta com laboratório para ensaios granulométricos, dosagens, ensaios de rompimento e de resistência à compressão, esclerometria de concreto, resistência à aderência, dentre outros, além de uma equipe técnica constante para a consultoria e acompanhamento em concreto e argamassa nas diversas obras de engenharia.

[pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19]

  1. OBJETIVO

O objetivo da visita técnica aqui relatada é permitir a visualização das várias etapas constituintes do processo de fabricação de argamassas, produto de extrema importância na construção civil em geral.

  1. DESENVOLVIMENTO

Na visita a Fábrica de argamassa do Grupo Kalfix, acompanhou-se os processos de produção da argamassa e também testes nos laboratórios, tanto de controle de qualidade dos produtos lá feitos, quanto o laboratório de controle tecnológico de concreto que é um serviço que o grupo presta a construções.

O processo observado foi o de produção da argamassa que tem inicio com a dragagem da areia (imagem ao lado), que é a principal matéria prima e deve estar de acordo com às normas exigidas pela indústria, pois caso não esteja a argamassa poderá apresentar uma rugosidade diferente da prevista. Deve ter granulometria adequada e estar limpa. A dragagem é realizada no rio Poti que fica aproximadamente 200 à 300 metros de distância do fábrica.

 [pic 20]  [pic 21]  [pic 22]

Após a extração a água é devolvida para o rio via canal, a areia é transportada por meio de enchedeiras e posta para secar ao sol, em seguida a mesma é colocada no forno de secagem, para diminuir o teor de umidade da areia seca, onde a temperatura chega a mil graus. O forno de secagem, utilizado na fabrica Kalfix, funciona a óleo; durante o inverno o consumo de óleo aumenta, devido a alta concentração da água na areia e o clima úmido que dificulta a secagem da mesma. Em seguida a areia é transportada para os silos por meio de um elevador de canecas.

A areia estocada nos silos é trazida por uma esteira a passa para uma balança onde é pesada e essa medida depende do traço desejado, em seguida a areia é misturada com o cimento e por ultimo são adicionados os aditivos minerais usados, esses podem ser redutores de água, incorporadores de ar e modificadores de pega, estes aditivos serão escolhidos dependendo do tipo de argamassa a ser produzido. Depois de adicionados os aditivos a argamassa já está pronta e passa para a balança final onde pesa a quantidade pré-definida para cada saco e é embalado e devidamente estocado para a venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (721.4 Kb)   docx (613.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com