Relatorio De Solos
Monografias: Relatorio De Solos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cicialves • 3/11/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 820 Visualizações
ST410A - Ensaios:
Análise Granulométrica
Determinação do Limite de Plasticidade
Determinação do Limite de Liquidez
Coeficiente de Permeabilidade de Solos
Limeira - SP
2014
Introdução:
Nesse relatório trataremos dos Ensaios de Análise Granulométrica – por peneiramento e sedimentação – e também o Ensaio do Limite de Plasticidade.
A Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. A análise granulométrica pode ser realizada:
- Por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos;
- Por sedimentação, no caso de solos argilosos;
Já o Limite de plasticidade é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre nos solos de forma gradual.
Objetivos:
O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos. O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.
Já o ensaio de determinação do Limite de Plasticidade consiste, basicamente, em se determinar a umidade do solo quando uma amostra começa a fraturar ao ser moldada com a mão sobre uma placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro.
No caso do coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. A água ocupa a maior parte dos vazios do solo. E quando é submetida a diferenças de potenciais, ela se desloca no seu interior. O objeto do estudo do ensaio de permeabilidade é a migração da água e das tensões provocadas por ela.
Análise Granulométrica
Equipamentos Utilizados:
- Amostra do Solo;
- Conjuntos de peneiras com aberturas de 4.76mm até 0.074mm;
- Balança;
- Proveta;
- Agitador;
- Estufa;
- Densímetro;
- Cronometro;
- Termômetro;
- Aparelho de dispersão;
- Água destilada;
- Desfloculante hexametafosfato de sódio;
Procedimentos e Observações:
Determinação da fração grossa - método do peneiramento: Se pega 1000 g de amostra de solo seca e peneira o material na peneira nº 10 (2,00 mm) separando os pedregulhos do solo, desmanchando os torrões ainda existentes no solo. Lava-se o material retido na peneira 10 para remover o material fino aderente no material grosso, e leve-os para sua secagem em uma estufa. Terminado a secagem pesa-se o solo.
Figura 1: Amostra de solo e peneira nº 10 Figura 2: Amostra separada indo para estufa
Determinação da fração fina - método do sedimentação: Peneira-se manualmente a amostra de solo que esta sendo ultilizada na peneira nº 200. Com o material passante pesa-se 70 g do material e adiciona 125 mL de defloculante hexametafosfato de sódio ,misturando-os com o auxlio de um aparelho de dispersão por 15 minutos. Coloca-se a mistura em uma proveta de 1000 mL e completa até o menisco com água destilada. Depois com uma haste agita-se a mistura por 1 minuto e após coloca-se o densímetro na proveta,e faz as leituras no denímetro e no termometro no seguintes tempos: 30 segundos, 1, 2, 4, 8, 15, e 30 minutos, 1, 2, 4, 8, 16 e 24 horas.
Figura 1: Peneira número 200.•. Figura 2: Solo com defloculante à esquerda e agitador elétrico
Figura 3: Proveta contendo amostra, defloculante, água e densímetro.
Conclusão e Resultados:
Tabela1 : Informações quantitativas da amostra de solo – peneirmento fino.
SEDIMENTEÇÃO
Densímetro nº: 1159/89 Proveta nº : 01 γs: 2,70 g/cm³
Defloculante:
...