Relatorio Fisica - Densidade
Por: rodolfo8 • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.566 Palavras (7 Páginas) • 2.530 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
CARLOS VITOR LOPES SANT’ANNA
DIOGO MOTA
DYLAN JONES ALVES DA SILVA MOTTA
POLYANA RESSIGUIER
FÍSICA EXPERIMENTAL II
DENSIDADE
RELATÓRIO 4
CAMPOS DOS GOYTACAZES
2016
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Fundamentação teórica 3
Procedimento Experimental 4
Experimento 5
Resultados 6
Conclusão 8
Bibliografia 8
Introdução
A densidade é a razão da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substância ou material.
Foi o matemático Arquimedes, no século III a.C., que teria notado a questão da densidade. Ele ficou famoso por descobrir como determinar o volume de um corpo irregular, e teria feito isso durante um banho num tanque. Ao ficar completamente submergido, reparou que o nível da água subiu e concluiu que o volume de água do tanque deslocado para cima teria que equivaler ao volume do seu corpo. Assim, ao dividir a massa do corpo (em quilos) pelo volume da água deslocada, encontraria a densidade (massa volúmica) do corpo.
Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isto significa que seu valor depende do tamanho do corpo. Por exemplo, um litro de água irá ter a massa e o volume bem menores que toda a água de uma piscina olímpica. Contudo, a razão entre estas duas propriedades extensivas, massa e volume, resulta em uma propriedade intensiva, ou seja, que independe do tamanho da amostra. Considerando o mesmo exemplo da água, tanto a presente em um litro como a da piscina, nas mesmas condições de temperatura, terão densidades equivalentes. A unidade da densidade é composta por uma unidade de massa dividida por uma de volume. De acordo com o Sistema Internacional (SI), a densidade é expressa em kg/m³.
Esse experimento tem como objetivo:
- Determinação das massas e volume de quatro corpos;
- Calcular a densidade de cada corpo;
- Permitir a aplicação da teoria da densidade em um experimento simples.
Fundamentação teórica
A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume:
ρ = m/v
A densidade de um corpo pode ser medida de diversas formas. Por exemplo, em nosso experimento podíamos medir a densidade através de um paquímetro (Medindo-se seus parâmetros e determinando seu volume) ou através do deslocamento do volume de um líquido quando o objeto é imerso nesse líquido.
O Sistema Internacional de Unidades determina com unidade de medida para a densidade o quilograma por metro cúbico (kg/m³). Porém, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou em gramas por mililitro (g/mL). Essa densidade dita “comum” é chamada de densidade absoluta. A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Portanto, para a medição de qualquer densidade é necessária às informações de suas respectivas massas e volumes. A massa de um objeto é facilmente medida com uma balança; o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando suas dimensões. Quando o objeto é irregular, sendo assim, difícil de saber seu volume exato, podemos fazer isso facilmente imergindo esse objeto em um recipiente com um líquido. O volume de um objeto irregular pode ser determinado pelo aumento aparente no volume de um líquido onde ele é mergulhado. Sendo assim:
Volume do líquido deslocado = Volume do objeto
[pic 2]
Figura 1. Representação da medição do volume do objeto
Além disso, também temos a densidade relativa. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância. No cálculo da densidade relativa dos sólidos e líquidos, o padrão normalmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g/cm³.
Procedimento Experimental
Materiais utilizados no experimento:
- Quatro massas de densidade desconhecida e quantidade de matéria desconhecida;
- Um paquímetro;
- Uma linha, similar a linha de soltar pipa;
- Um Becker de 250mL;
- Uma proveta graduada de 250mL.
[pic 3]
Figura 1. Pesos.
[pic 4]
Figura 2. Materiais utilizados
Experimento
Iniciamos o experimento a fim de determinar, a partir do volume e da massa de um corpo, sua densidade. Nesse sentido, partimos de duas propriedades extensivas, cujas dimensões do corpo influenciam o valor da grandeza dimensionada e medida, influindo na propriedade analisada, e calculamos, a partir da divisão e da razão entre ambas as propriedades, massa e volume, uma propriedade intensiva, a densidade, na qual as dimensões do corpo não alteram e influenciam a propriedade, e o seu valor.
Sendo assim, com os materiais dispostos sobre a bancada do laboratório, podemos escolher entre dois métodos distintos, a fim de determinar a densidade de cada massa. Um método consistia em calcular a densidade medindo a massa do corpo e obtendo o volume, a partir da mensuração das dimensões do corpo com o auxílio do paquímetro e utilização de fórmulas matemáticas para determinar o volume de cilindros e de pirâmides.
Já o outro método consistia em inserir o corpo em um recipiente com um volume definido de água, tal que o volume de água fosse capaz de encobrir todo o objeto, ou seja, ficasse completamente imerso, e após inserir, medir o volume final e obter, a partir do volume deslocado pelo corpo, o volume do objeto, uma vez que a água e o corpo não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Como as massas utilizadas o experimento eram irregulares e não possuíam dimensões bem definidas, optamos por utilizar o segundo método, visto que era mais prático.
...