Relatorio Fisica Muv
Monografias: Relatorio Fisica Muv. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tilhaque • 25/8/2013 • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 1.687 Visualizações
FACULDADE INGÁ - UNINGÁ
ENGENHARIA CIVIL - NOTURNO
GISLAINE XAVIER
MIRIAN CRISTINA
RAFAEL PERIM
REINALDO TILHAQUE
RENAN BIGOTO
TAINA PRUDENTE
TURMA B-2
MOVIMENTO RETILINIO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
Maringá
2013
GISLAINE XAVIER
MIRIAN CRISTINA
RAFAEL PERIM
REINALDO TILHAQUE
RENAN BIGOTO
TAINA PRUDENTE
TURMA B-2
MOVIMENTO RETILINIO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
Relatório de aula prática e teórica como requisito parcial para obtenção de nota do 2º bimestre da disciplina de Física Experimental.
ORIENTADOR: Prof° Marcos Alves
Maringá
2013
TITULO:Movimento Retilíneo Uniformemente variado (M.R.U.V)
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Este experimento se trata das características do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Segundo a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão:
Onde m é a massa do corpo e a é a aceleração.
Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme (MUV) sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração,difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:
Aceleração
Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo , e esta média será dada pela razão:
Aceleração escalar constante;
velocidade escalar variável uniformemente - Dizer que a velocidade varia de maneira uniforme no tempo é afirmar que ela varia em "quantidades" iguais em tempos iguais.
Classificação do M.R.U.V
Movimento acelerado uniformemente - O módulo da velocidade escalar aumenta ao longo do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais iguais.
Movimento retardado uniformemente - O módulo da velocidade escalar diminui no decurso do tempo. Velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais contrários.
Função horária [V= f(t)] M.U.V
V = V0 + a.t
FIGURA 1 . Representação da função da velocidade do movimento uniformemente variado.
V= velocidade final
V0= velocidade inicial
a= aceleração
t= tempo
Função horária do espaço:
FUGURA 2 . Representação da função dos espaços do movimento uniformemente variado
Onde nos temos:
S= posição ou espaço final
S0= posição ou espaço inicial
t= tempo
V0= velocidade inicial
a= aceleração
Gráficos do M.R.U.V
Os gráficos da velocidade em função do tempo no M.R.U.V nunca será uma reta pois sua velocidade muda em função do tempo.
FUGURA 3 . Representação gráfica do M.R.U.V
O gráfico dos espaço em função do tempo no M.R.U.V será sempre uma parábola pois a sua equação é do 2º grau.
FUGURA 4 . Representação gráfica do M.R.U.V
OBJETIVOS:
Estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximam de um sistema sem atrito. Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazendo a análise e a partir dos dados observados e relacioná-los. a aceleração do corpo, a velocidade no MRUV. E utilizar recursos computacionais como, conceitos de construção e obtenção de coeficientes
...