Relatorio Mecanica dos solos - Indices Físicos
Por: Luis Carlos • 27/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 468 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI[pic 1]
Campus Alto Paraopeba
Curso de Engenharia Civil
LARISSA LOPES MARIZ – 154150012
LUIS CARLOS SOUSA SILVA – 154150011
DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS E MASSA ESPECÍFICA DOS SÓLIDOS
2º SEMESTRE/2018
SUMÁRIO
1.Introdução.......................................................................................................................3
2.Objetivos.........................................................................................................................4
2.1. Índices físicos do solo – NBR 6457/86................................................................4
- Massa específica dos sólidos – NBR 6508/84..................................................... 4
- Materiais......................................................................................................................4
- Determinação dos índices físicos.........................................................................4
- Massa específica dos sólidos................................................................................4
- Procedimento...............................................................................................................5
- Calibração do Picnômetro – Massa específica.....................................................5
- Procedimento do ensaio para massa específica dos sólidos.................................5
- Procedimento do ensaio dos índices físicos do solo............................................ 6
- Conclusões...................................................................................................................7
- Referências Bibliográficas..........................................................................................8
Introdução
Neste relatório apresentamos métodos para definir três índices físicos básicos, sendo eles: massa específica do solo, teor de umidade higroscópica e massa específica dos sólidos.
Os solos são elementos complexos formados por partículas minerais, sendo que estas partículas são variáveis em conformidade com o tipo de rocha originária, possuindo composição e tamanhos diferenciados. Além disso, os solos são formados também por matéria orgânica, constituída por restos de animais e vegetais decompostos, formando o chamado húmus.
A massa específica aparente do solo é determinada através de amostras indeformadas ou deformadas que bem representam o solo. Amostras indeformadas são preservadas a textura, a constituição mineralogia, a umidade e a estrutura do solo. E a deformada a estrutura não é preservada. A massa especifica é determinada através de ensaios regidos pela NBR 6457/1986 e NBR 6508/1984.
Através dos índices físicos podemos definir os solos, utilizando os parâmetros representativos do estado em que o mesmo se encontra na época de amostragem. No laboratório podemos determinar três índices: umidade, massa específica do solo e massa específica dos sólidos. Os demais são obtidos através das fórmulas de correlação entre eles.
Alguns aparelhos auxiliam na obtenção desses índices físicos, como por exemplo o picnômetro é utilizado para determinar a massa específica de líquidos e sólidos. É feito de vidro possui baixo coeficiente de dilatação térmica e a água é a substância padrão nele utilizada. com os ensaios findos e os dados disponíveis, calculamos os demais índices físicos, mas antes do resultado numérico, fazemos uma análise das formulas usadas para encontrá-los, importante para a compreensão do que cada índice realmente significa.
Objetivos
- Índices físicos do solo – NBR 6457/86
Tem como objetivo a determinação do teor de umidade, da massa específica do solo e dos sólidos, dos índices de vazios, porosidade e grau de saturação de três amostras diferentes.
- Massa específica dos sólidos – NBR 6508/84
O objetivo deste relatório consiste em determinar a massa específica dos grãos de solo.
Materiais
Para os testes a serem realizados com as amostras de solo, serão utilizadas as seguintes aparelhagens:
- Determinação dos índices físicos
- Torninho;
- Balança;
- Berço;
- Paquímetro;
- Estufa;
- Cápsulas.
- Massa específica dos sólidos
- Balão volumétrico de 500cm³;
- Termômetro;
- Balança;
- Bomba de vácuo;
- Água destilada;
- Estufa;
- Cápsula;
- Aparelho de dispersão.
Procedimento
- Calibração do Picnômetro – Massa específica
Primeiramente obtêm-se a massa do picnômetro seco e vazio, depois coloca-se água destilada até a marca de referência do gargalo do picnômetro. Então homogeneíza a temperatura da água, usando o termômetro e em seguida determinar a temperatura da água em três profundidades.
Após esses passos, secar a fase externa do picnômetro e determinar a massa dele mais água. Depois aquece o conjunto picnômetro mais água, a uma temperatura de 5°C. Esse procedimento deverá ser repetido o número de vezes necessário para se obter o traçado da curva de calibração, onde nas abcissas serão colocadas as temperaturas e nas ordenadas a massa do picnômetro mais água.
[pic 2]
Figura 1 – Foto do Picnômetro utilizado com o termômetro.
- Procedimento do ensaio para massa específica dos sólidos
A massa seca que vai utilizar no ensaio, dependerá de o solo ser arenoso ou argiloso. Para solos arenosos tomar uma amostra seca de aproximadamente 100g e para solos argilosos deverá ser de 70g.
...