Relatório Mecânica dos Solos
Por: Matheus Moreira • 10/10/2018 • Relatório de pesquisa • 2.863 Palavras (12 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Adrielly lorena santos bomfim
Aretha Santos Oliveira Abreu
Gabrielly Santos Nascimento emidio
genisson tavares dos santos
matheus moreira da cruz
Rogéria Lirio dos santos
[pic 2]
RELATÓRIO DE ENSAIO: permeabilidade de carga constante
ARACAJU
2018
Curso: Engenharia civil, ensino superior
disciplina: mecânica dos solos ii
título do ensaio: permeabilidade de carga constante
professor: ANDREA SANTANA TEIXEIRA LINS
técnico de laboratório: ciro lionel felix e valdemir quirino dos santos
autores: adrielly lorena santos bomfim, aretha santos oliveira abreu, gabrielly santos nascimento emidio, genisson tavares dos santos, matheus moreira da cruz e rogéria lirio dos santos.
ARACAJU
2018
Relatório de Ensaio em Laboratório apresentado ao Curso de Engenharia Civil do IFS - Campus Aracaju, como requisito parcial à aprovação na disciplina Mecânica dos solos II, ministrada pela professora Andrea Santana Teixeira Lins.
ARACAJU
2018
SUMÁRIO
(LETRAS MAÍUSCULAS, FONTE: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 14-NEGRITO)
(02 ESPAÇOS DUPLOS)
- APRESENTAÇÃO 05
1.1 Numeração secundária (SE EXISTIR) xx
1.1.1 Numeração terciária (SE EXISTIR) xx
- INTRODUÇÃO xx
- OBJETIVOS DO ENSAIO xx
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS xx
- PROCEDIMENTOS EXECUTIVO xx
- RESULTADOS xx
- ANÁLISE DOS RESULTADOS xx
- CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS xx
REFERÊNCIAS xx
APÊNDICE (S) E/OU ANEXO (S) xx
nOS ITENS ACIMA USE:
(NAS NUMERAÇÕES PRIMÁRIAS: LETRAS MAÍUSCULAS, FONTE: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12-NEGRITO)
(NAS NUMERAÇÕES secundárias: LETRAS MAÍUSCULAS somente na primeira letra da primeira palavra, FONTE: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12-sem negrito)
(NAS NUMERAÇÕES terciárias e seguintes: LETRAS MAÍUSCULAS somente na primeiraletra da primeira palavra, FONTE: TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12-sem negrito)
1 APRESENTAÇÃO
O ensaio de Permeabilidade de carga constante foi regido pela NBR 13292 – ABNT – “Solo – Determinação de coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante” publicada em 1995. O ensaio de Permeabilidade de carga constante foi regido pela NBR 14545–ABNT–Solo-Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga variável. O ensaio foi realizado no laboratório de mecânica dos solos em XX/08/2018.
2 INTRODUÇÃO
O solo apresenta propriedades físicas que provocam uma redução dos impactos causados por processos físicos, químicos e biológicos, entre as propriedades está a permeabilidade, a qual conceitua a facilidade de a água escoar através do solo por pequenos espaços, os poros, maiores ou menores de acordo com o tipo de solo.
O estudo sobre a água no solo é essencial para a compreensão de entraves práticos solucionados mediante ao conhecimento do comportamento da água no preenchimento dos vazios e quando submetida a energia potencial, ou seja, o deslocamento dela através dos vazios do solo. Assim cálculos de vazões, análise de recalques e estudo de estabilidade são interligados a percolação de água no solo.
A lei de Darcy resulta em uma equação descritiva do fluxo de um fluido em ambiente poroso desenvolvida por Henry Darcy através de experimentos que o utiliza do coeficiente de permeabilidade “k” para calcular a vazão “Q” nesse ambiente, logo:
[pic 3]
Q = Vazão;
K = Coeficiente de permeabilidade;
= Queda de pressão;[pic 4]
A = Área da seção transversal;
μ = Viscosidade do fluido;
L = distância ;
A maior ou menor permeabilidade está associada ao tipo de solo, dessa forma solos granulares ou não coesos, compostos por pedregulhos e/ou areias têm a permeabilidade elevada devido ao alto grau de porosidade que propicia a percolação de água por seus vazios. A análise dessa propriedade é feita a partir do coeficiente de permeabilidade uma vez que a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico de acordo com a lei experimental de Darcy. E que permite saber o fluxo resultante de um fragmento de solo o qual para fins práticos recebe influência do coeficiente de permeabilidade do solo.
...