Relatorio de estagio - energia solar
Por: Adno Carvalho • 14/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.386 Palavras (10 Páginas) • 2.565 Visualizações
[pic 1] | CENTRO DE ENSINO EDUCACIONAL DO PIAUÍ - CEUPI COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Relatório de Estágio Supervisionado Curricular I
Francisco Adno de Carvalho
Teresina-Piauí
2018
FRANCISCO ADNO DE CARVALHO
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I
Relatório de estágio supervisionado obrigatório apresentado como requisito final à disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ensino Unificado do Piauí - CEUPI.
Teresina-Pi
2018
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação do estagiário:
Nome: Francisco Adno de Carvalho Matrícula: 102120
Curso: Engenharia Elétrica
Identificação da Empresa:
Nome: EBS ENGENHARIA LTDA
Endereço: Av. Presidente Kennedy 2680, AP-302, Sala A, Bloco Figueres, Samapi.
Cidade: Teresina-Pi
Telefone: 86 99551-4461
Área na empresa onde foi realizado o estágio: Elaboração de projetos
Início do estágio: 18/06/2018
Término do estágio: 20/07/18
Duração em horas: 90
_______________________________
Professor orientador
- Introdução
Este relatório tem como finalidade a apresentação das atividades desenvolvidas durante estágio supervisionado realizado pelo aluno do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Centro de Ensino Educacional do Piauí – CEUPI, Francisco Adno de Carvalho, como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso.
O estágio foi realizado no período de 18 de junho de 2018 a 23 de julho de 2018, na empresa EBS Engenharia em Teresina, Pi, situada na Av. Presidente Kennedy 2680, onde foi cumprida uma carga horária de 4h/diárias, perfazendo um total de 90 horas.
As principais atividades desenvolvidas durante a execução do estágio tiveram embasamento no ramo de energias renováveis, acompanhando e supervisionando as atividades em campo, bem como auxiliando na criação de planilhas para instruir elaboração de propostas para serviço de consultoria.
- Organização do Relatório de Estágio
Este relatório de estágio está estruturado em três partes: A primeira apresenta um embasamento teórico que servirá de apoio para a descrição dos sistemas de energia alternativas existentes e o que foi utilizado no projeto executado durante o estágio; na segunda parte são descritas as atividades desenvolvidas; na terceira parte são apresentados os resultados obtidos para cada atividade realizada; e por último, nas conclusões, é feita uma abordagem da experiência adquirida e a importância do estágio para a vida acadêmica e carreira profissional.
- Embasamento Teórico
- Fontes Alternativas de Energia
Uma grande preocupação nos dias atuais é a questão da sustentabilidade, principalmente quando falamos em desenvolvimento e crescimento das nações. No entanto, o elevado consumo de energia na atualidade associado com a grande dependência dos recursos não renováveis tem se revelado um dos grandes problemas enfrentados mundialmente e por isso tem sido crescente a busca por fontes de energia que possam abastecer a sociedade sem prejudicar o meio ambiente e de modo que não afete as possibilidades das gerações futuras.
As tradicionais fontes de energia ainda constituem a base mundial da geração de eletricidade – como as grandes usinas hidrelétricas, termelétricas a carvão e petróleo e usina nucleares. Entretanto, tem-se observado a participação crescente de fontes alternativas de eletricidade em muitos países. Alguns exemplos são a pequenas centrais hidrelétricas, os geradores eólicos, os sistemas solares térmicos, os sistemas fotovoltaicos e as termelétricas e microturbinas alimentadas a gás natural. Essas últimas, embora utilizem um combustível fóssil não renovável, são mais eficientes e menos poluidoras do que as modalidades de geração baseada na queima do carvão ou do petróleo (MMA, 2013). O conceito de energia alternativa não é exclusivo das fontes renováveis, entretanto a maior parte dos sistemas alternativos de geração de eletricidade emprega fontes renováveis.
Embora ainda tímidas e com participação muito reduzida na matriz energética mundial, o uso das fontes alternativas vem crescendo muito em todo o planeta. Em diversos países, apesar de suprirem apenas uma fração da demanda de eletricidade, essas fontes já são consideradas maduras e ocupam importante espaço nas políticas públicas e nos investimentos privados. Os custos das fontes alternativas de energia estão caindo com o aumento da escala de utilização e o preço da energia elétrica por elas gerada em muitos países já se equipara ao da energia produzida pelas fontes tradicionais. Além de todas as vantagens citadas, a utilização de fontes alternativas motiva o desenvolvimento tecnológico e traz benefícios econômicos indiretos.
Normalmente as vantagens econômicas das fontes de energia são analisadas apenas sob a ótica do custo da energia elétrica produzida, entretanto existem ganhos associados quando se utilizam fontes alternativas.
- Células Fotovoltaicas
A estrutura básica de uma célula fotovoltaica, ilustrado na Figura 1, é composta por: duas camadas de material semicondutor (Silício Tipo-P e Tipo-N); uma grade de barras metálica superior e base metálica inferior (película de alumínio ou de prata) que são os terminais elétricos que fazem a coleta da corrente elétrica produzida pela ação da luz; uma camada translúcida (vidro) que recebe a luz. Uma célula comercial ainda possui uma camada de material antirreflexivo, normalmente feita de nitreto de silício ou de dióxido de titânio, necessária para evitar reflexão e aumentar a absorção de luz pela célula.
...