Relatório Elevador de Cargas
Por: Gabriel Jesus • 9/5/2024 • Projeto de pesquisa • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
GRAZIELLY OLIVEIRA DE SOUSA – R029GIO
GABRIEL JESUS QUEIROZ SANTOS – R078485
CAÍQUE DE ALMEIDA – R037DJ9
CAROLINE ALENCAR DE SOUSA – R1021C6
DANIEL SANTOS – G972651
ENRICO LEONARDI MARTINS – R095665
ENZO MONTE CARDOSO – G9869H4
MATEUS DA LUZ BALEEIRO – F3589A2
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ELEVADOR DE CARGAS
SÃO PAULO
2024
GRAZIELLY OLIVEIRA DE SOUSA – R029GIO
GABRIEL JESUS QUEIROZ SANTOS – R078485
CAÍQUE DEA ALMEIDA – R037DJ9
CAROLINE ALENCAR DE SOUSA – R1021C6
DANIEL SANTOS – G972651
ENRICO LEONARDI MARTINS – R095665
ENZO MONTE CARDOSO – G9869H4
MATEUS DA LUZ BALEEIRO – F3589A2
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ELEVADOR DE CARGAS
Trabalho acadêmico referente Elevador de Cargas apresentado na Universidade Paulista, orientado pelo Prof. Dr. Isac Almeida, como parte dos requisitos para obtenção da nota avaliativa da APS ( Atividade Prática Supervisionada).
SÃO PAULO
2024
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo investigar a eficiência dos sistemas de elevação de cargas utilizando polias/roldanas, considerando sua relevância em diversos setores industriais e comerciais. Serão analisadas práticas de elaboração de projetos e execução que afetam diretamente na eficiência desses equipamentos, buscando identificar oportunidades de melhoria e otimização. Além disso, pretende-se examinar a aplicação prática desses sistemas em cenários reais, comparando diferentes configurações de polias/roldanas e seu impacto na capacidade de carga, velocidade e consumo de energia. Através dessa análise, busca-se compreender qual o procedimento correto que deve ser seguido durante a realização de um projeto e como aplicar a física à realidade.
Palavras chave: Elevador de cargas e ..............( SUGESTÕES)
-Não dê mais espaço-
SUMÁRIO
1.OBJETIVO............................................................................................................4
- OBJETIVO.
Este trabalho tem como objetivo a construção de um sistema de elevação de cargas utilizando polias/roldanas, buscando compreender a elaboração e desenvolvimento do projeto desde a concepção até a implementação prática. Serão considerados os princípios físicos envolvidos, bem como as práticas de engenharia necessárias para garantir a eficiência e segurança do sistema. O estudo visa não apenas a construção física do sistema, mas também a compreensão dos processos e decisões envolvidos na sua concepção e execução, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimento técnico na área de engenharia mecânica.
Além disso, pretende-se compreender a aplicação prática desses sistemas em cenários reais, comparando diferentes configurações de polias/roldanas e seu impacto na capacidade de carga, velocidade e consumo de energia. Serão estudados casos de sucesso e desafios enfrentados na implementação desses sistemas, fornecendo insights valiosos para profissionais e empresas do setor. (VAMOS ADICIONAR NO RELATÓRIO ALGUMAS HIPÓTESES QUE REFERENCIAM AS POSSÍVEIS CAUSAS DAS FALHAS OCORRIDAS DURANTE O DESSENVOLVIMENTO DO PROJETO)
Por fim, a construção de um sistema de elevação de cargas utilizando polias/roldanas é um desafio que requer não apenas habilidades técnicas, mas também um profundo entendimento dos princípios físicos envolvidos. Este trabalho teve como objetivo principal explorar esse processo, desde a concepção do projeto até sua implementação prática, destacando a importância da engenharia em um todo nesse contexto.
- DESENVOLVIMENTO TÓRICO.
- Guindaste.
Um guindaste é uma máquina utilizada para elevar e movimentar cargas pesadas e volumosas, sendo comumente encontrada em canteiros de obras, portos, indústrias e outros locais onde há a necessidade de transporte vertical de materiais. Ele é composto por uma estrutura metálica que suporta uma lança (ou braço) móvel, geralmente equipada com um sistema de cabos e polias, conhecido como sistema de içamento.
A principal função de um guindaste é facilitar o transporte e a movimentação de cargas que, devido ao seu peso ou dimensões, não podem ser manipuladas manualmente. Ele permite a elevação dessas cargas de forma controlada e segura, sendo fundamental em diversas atividades industriais e de construção civil.
Portanto, iremos projetar e desenvolver na prática um protótipo de guindaste para elevar cargas de 50N a 100N.
- Roldanas ou Polias.
As polias são dispositivos mecânicos utilizados para transmitir força e movimento através de cabos ou cordas. Elas são compostas por uma roda ou roldana que gira em torno de um eixo, sendo comumente utilizadas em conjunto com outros dispositivos, como guinchos e guindastes, para facilitar o trabalho de levantamento e movimentação de cargas. Sabe-se que existem diferentes tipos de polias, sendo as mais comuns as fixas e as móveis. As polias fixas possuem uma roldana que gira em torno de um eixo fixo, sendo utilizadas para mudar a direção da força aplicada. Já as polias móveis possuem uma roldana que gira em torno de um eixo móvel, permitindo multiplicar a força aplicada.
...