TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Resistividade de um Condutor

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Federal do Pampa

Centro de Tecnologia de Alegrete

Curso de Engenharia Elétrica

FÍSICA III

RESISTIVIDADE, RESISTÊNCIA ELÉTRICA E LEI DE OHM

Elias Heuko da Silveira

Alegrete – RS

2013

[pic 2]

Universidade Federal do Pampa

Centro de Tecnologia de Alegrete

Curso de Engenharia Elétrica

FÍSICA III

RESISTIVIDADE, RESISTÊNCIA ELÉTRICA E LEI DE OHM

Neste documento, apresenta-se uma breve descrição sobre as características elétricas do Níquel-Cromo, utilizando valores aferidos em prática laboratorial e calculados teoricamente utilizando as leis de Ohm.

Prof. Dr. Felipe Dernadin Costa

Alegrete – RS

2013


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO        

3.1 MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES        

3.1.1. Materiais Ôhmicos e Não Ôhmicos        

3.1.1. Variação da Resistividade        

4. DESENVOLVIMENTO PRÁTICO        

4.1 EXPERIMENTO        

4.1.1. Materiais Necessários        

4.1.2. Resultados Teóricos        

4.1.3. Procedimento Experimental        

4.1.4. Resultados do Experimento        

5. CONCLUSÕES        

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Estudar as características elétricas de materiais é um ramo importante para a engenharia elétrica e seus segmentos. Um condutor oferece uma resistência, que, por mais baixa que seja acaba influenciando no comportamento do circuito. Neste relatório explana-se sobre as características do Níquel-Cromo, material utilizado para realizar o procedimento abordado no presente documento, através de aferições feitas em laboratório e cálculos utilizados para determinar tais fenômenos.


2. OBJETIVOS

Determinar se o material utilizado em laboratório é do tipo ôhmico ou não ôhmico, além disso, determinar a resistividade do material. Comparar valores obtidos na prática e determinados analiticamente através de cálculos.


3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Embora a matéria seja eletricamente neutra, os materiais podem revelar uma grande faixa de comportamentos diferentes quando são submetidos a um campo elétrico. Alguns podem conduzir eletricidade mesmo em campos elétricos muito pequenos, enquanto outros permanecem não-condutores em campo elétricos de altas intensidades.

3.1 MATERIAIS CONDUTORES E ISOLANTES

Todos os corpos são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas, que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons, juntamente com os prótons, ficam no interior do núcleo, enquanto que os elétrons ficam na eletrosfera. Para mantes estes elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram. Porém, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, desta forma, o elétron pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.

O que determina se um material é condutor ou isolante é exatamente a existência de elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais

Materiais naturais e fabricados artificialmente mostram uma ampla faixa de propriedades elétricas, a habilidade do material conduzir cargas elétricas depende também das condições do material, como a temperatura e a pressão em que se encontra.

Os condutores são materiais onde as cargas elétricas fluem prontamente. Em muitos metais, por exemplo, cada átomo fornece um ou mais elétrons da sua camada de valência para todo o material, estes elétrons estão livres para se movimentar quando um campo elétrico é aplicado ao material.

Em um isolante, por outro lado, os elétrons estão fortemente presos aos átomos e não possuem liberdade para se moverem sob os campos elétricos que podem ser aplicados em condições comuns.

Normalmente, a matéria é eletricamente neutra. Na ausência de um campo elétrico externo, esta neutralidade aplica-se tanto aos átomos individuais como a todo o material. A aplicação de um campo elétrico pode remover um ou mais elétrons dos átomos do material, este processo é chamado de ionização.

Entre os isolantes e condutores, tem-se os semicondutores. Em um semicondutor, talvez um átomo em  a  pode contribuir com um elétron para o fluxo de eletricidade no material.[pic 3][pic 4]

3.1.1. Materiais Ôhmicos e Não Ôhmicos

Os materiais e dispositivos ôhmicos são aqueles que obedecem a Lei de Ohm, ou seja, obedece uma relação de linearidade entre diferença de potencial e corrente em uma ampla gama de voltagem aplicada ao material. Em contrapartida, materiais que não variam sua resistividade de forma linear quando variamos a corrente e a tensão aplicada aos mesmos, são ditos materiais não ôhmicos.

[pic 5]

Figura 1 - exemplos de curvas de resistividade de materiais ôhmicos (à esquerda) e não ôhmicos (direita).

3.1.1. Variação da Resistividade

Variação da resistividade com a temperatura e a frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (325 Kb)   docx (303.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com