TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico Com Agregado Cimento

Por:   •  21/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - IFMT CAMPUS CEL. OCTAYDE

  DEPARTAMENTO DE ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - DACC CURSO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONTROLE DE OBRAS

PROFESSORA ALBÉRIA ALBUQUERQUE

ADRIANO JUCINEY DOS SANTOS OLIVEIRA


RELATÓRIO DE ENSAIO 02

 ENSAIOS TECNOLÓGICOS COM AGREGADO (concreto)



1.0-INTRODUÇÃO

Para atender aos requisitos da indústria de construção civil, os agregados devem ser previamente submetidos a uma caracterização tecnológica, de forma a avaliar as suas principais propriedades físicas, mecânicas, petrografias/mineralógicas, químicas, visando as suas diferentes aplicações: concreto hidráulico, lastro de ferrovia, pavimentos betuminosos, enrocamento, argamassa, meio filtrante, drenagem, controle de erosão etc. (SMITH & COLLIS, 2001; LOEMCO, 2003). Nessa caracterização tecnológica, para obter resultados confiáveis e reprodutíveis, torna-se necessário a utilização de procedimentos laboratoriais normalizados que, no caso do Brasil são as Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), homologadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO. Existem outras instituições internacionais (ASTM, DIN, BS) que servem como referência para a realização dos ensaios tecnológicos com os agregados, no entanto, no presente trabalho, focaremos as Normas ABNT. Segundo Frazão (2007), outra forma também de avaliar a qualidade de uma rocha é usar informações do seu desempenho apresentado em obras e compará-lo com os resultados obtidos em ensaios de laboratório. A partir das Normas ABNT e de Normas do DNER (DNIT), são relacionados os principais ensaios, utilizados na caracterização tecnológica de agregados para a construção civil. Pelas características físico-químicas desses ensaios, estes podem ser classificados (SMITH & COLLIS, 2001; CLAUDE, 2000) em: Ensaios físicos; Ensaios mecânicos e Ensaios químicos.

2.0-OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é determina a consistência dos matérias colhido(coletado), tendo como referência principal a norma ABNT NBR 8953. De modo geral, propõe-se como objetivo trazer à tona os principais conceitos inerentes ao tema tratado, bem como esclarecer procedimento área moldagem e cura dos copos, o procedimento da consistência de abatimento, compressão de copos de provas.

3 – TIPO DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA O ENSAIO

  •  Cimento CP IV 40 RS;
  •  Areia natural do rio Cuiabá;
  •  Brita 0 de rocha calcária procedente da região Guia (Cuiabá);
  • Água potável da rede de abastecimento da empresa águas Cuiabá;
  •  Aditivo poli funcional plastificante e retardador de pega FK383 marca MC BAUCHEMIE;

3.1 – TRAÇO PARA 25 LITROS DE CONCRETO

  • Cimento 7,5 kg
  • Areia 17,5 kg
  • Brita o 25 kg
  • Brita 1 7,5 kg
  • Água 4700 litros
  • Aditivos 60 gr

4 – METODOLOGIA

O processo de execução do ensaio, foi realizado sobre a fração do concreto, foram coletados os materiais para mistura (brita 0, brita 1, areia metade de água e aglomerantes, cimento com aditivo).

 

4.1 – EXECUÇÃO

Lavar a betoneira, logo após a lavagem inserir os agregados (materiais), e os poucos adicionando a água. Deixar descansar por 3 minutos, em seguida compactar os materiais na betoneira por 2 minutos, durante os 2 minutos acrescentar, mas 700ml de água para deixar o concreto com mais fluidez.

5 – PROCEDIMENTO DO ABATIMENTO DO ENSAIO (CONCRETO) ABNT NBR 16889

Colocar a placa de base sobre superfície rígida, plana, horizontal e livre de vibrações. Molde e placa devem ser umedecidos, e colocar o molde sobre a placa de base.

Durante o preenchimento do molde com concreto de ensaio, utilizando concha de seção U.

Adensar cada camada com 25 golpes da haste de adensamento. Distribuir uniforme os golpes sobre a seção de cada camada.

6 – EXPRESSÃO DO RESULTADO

O abatimento do corpo de prova durante o ensaio deve ser expresso em milímetros, arredondado aos 5 mm mais próximos. A operação completa, desde o início de preenchimento do molde com concreto até a sua retirada.

2º E N S A I O – concreto NBR 5738 – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova

1 – Escopo

Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos, moldes 100x200, e prismático de concreto.

2 – Aparelho Utilizados para o Ensaio

  • Moldes
  • Controle Geométrico
  • Haste de Adensamento
  • Vibradores
  • 3 – Procedimento de Moldagem

3.1 – Distancia dos Moldes

A dimensão básica do corpo deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto, de acordo com a ABNT NM 36.

3.2 – Preparação

A preparação do molde 100x200, antes de proceder à moldagem dos corpos de prova, os moldes e suas bases devem ser convenientemente revestidos internamente com uma fina camada de óleo mineral ou lubrificante que não reaja com cimento.

4 – Moldagem

4.1 - Prosseguindo com o ensaio a uma prévia mistura da amostra para garantir a sua uniformidade e colocar o concreto dentro dos moldes em número de camadas que corresponda ao que determina a tabela, utilizando uma concha de seção U.

4.2 – Após introduzir o concreto, deslocar a concha ao redor da borda do molde, de forma a assegurar uma distribuição simétrica e, imediatamente com a haste em movimento circular e nivelar o concreto antes do adensamento.

4.3 – Adensamento Manual

4.3.1 – Introduzido o concreto de molde em camadas de volume aproximadamente igual a adensar cada camada utilizando a haste, que deve penetrar no concreto com seu extremo em forma de semestre, em cada camada 12 golpes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (206.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com