Relatório Visita técnica Cibrasa
Por: Wallinson Cardoso Costa • 28/12/2016 • Trabalho acadêmico • 1.285 Palavras (6 Páginas) • 1.136 Visualizações
[pic 1]
WALLINSON CARDOSO COSTA
Relatório Técnico
A Fábrica de Cimento Nassau (Cibrasa)
Belém
2016
Relatório de visita técnica na Fábrica de Cimento Nassau (Cibrasa), apresentado ao curso de Tecnologia em saneamento ambiental, da disciplina de Materiais de sistema de instalação de água e esgoto, supervisionado pelo Professora: Nircele Veloso.
Belém
2016
INTRODUÇÃO
O Cimento Nassau foi fundada em 1951 pelo empresário pernambucano João Pereira dos Santos, e pertence ao Grupo João Santos, um dos maiores grupos empresariais do nordeste, ficando atrás de duas empresas sendo uma delas do Grupo Votorantim. A sede da Cimento Nassau fica em Recife, Pernambuco e a Cimento Nassau tem mais 11 fábricas de cimento em todo o Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que atualmente ocupa o 3º lugar no ranking brasileiro, sendo que a Cibrasa tem a capacidade de produzir 12 milhões de sacos por ano (de 50 kg) cerca de 600 mil toneladas.
A Fábrica de Cimento Nassau (Cibrasa) está localizada na Rodovia BR-316, 158 – Capanema - Pará.
A Visita Técnica
Sob a orientação do Engenheiro Químico Arnaldo Freitas, e o Técnico em segurança do trabalho, mais conhecido como “Bahia” e professora de Materiais e instalação de sistema de água e esgoto, fomos conduzidos as dependências da fábrica de CIMENTO NASSAU CIBRASA, mas antes uma breve explicação dos procedimentos inerentes a segurança, atuação, e explicação de todos os processos de produção.
A visita técnica tem como finalidade mostrar o funcionamento de uma indústria de cimento e os impactos ambientais que possam ocorrer durante esse processo.
Nas grandes centros urbanos existem inúmeras fábricas, sendo de grande importância para o crescimento da cidade. Sendo a Nassau a fábrica instalada em uma cidade distante da capital, ajudando assim no crescimento da mesma.
A produção do cimento requer matérias-primas como calcário e argila por isso foi implantada em Capanema que fica próximo dessas minas o máximo possível (cerca de 25 km da mina de calcário e da argila está 150 km de distância) procurando facilitar o transporte e diminuir os custos, por isso a Nassau investe em tecnologia e pesquisas de produção, onde também se preocupa com a criação de técnicas que não prejudiquem o meio ambiente.
Ainda na pedreira são feitas análises químicas do calcário para saber a qualidade, assim como em o todo processo, para que não haja diferenças de um cimento para outro, ou seja, para que haja um padrão.
A Produção
Grande parte da matéria-prima que é utilizada para fabricação do cimento tem um alto custo agregado, devido à sua escassez. Sendo necessário um grande investimento em estoque do calcário, matéria-prima fundamental na fábrica de cimento. A Cibrasa produz os cimentos CP I, CP II e CP IV.
Segue-se o mesmo procedimento para produção padrão de cimento como mundialmente é realizado, sendo feitas algumas adaptações. O material britado é transportado e armazenado em galpões e depois em silos. Essa armazenagem pode ser combinada com uma função de pré-homogeneização que consiste em colocar o calcário e argila. São utilizados outros componentes como o pó de balão e a gipsita (processo final).
As matérias-primas selecionadas são britadas para diminuir a sua granulometria e depois dosificadas, tendo em consideração a qualidade do produto para sua caracterização. Essa britagem é efetuada no calcário, na argila e na gipsita, sendo não realizada no pó de balão, pois já é um pó, depois cada um será armazenado em seus devidos lugares.
Definida a proporção das matérias-primas. Elas são retomadas dos locais de armazenagem e transportadas para moinhos, a moagem serve para diminuir ainda mais a granulometria, onde se produz o chamado “cru” (mistura finamente moída).
...