Relatório de Destilação Simples
Por: Beatriz Vilanova • 28/9/2015 • Relatório de pesquisa • 417 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS TURMA: 1º período 2012.2
PROFESSOR: ALAN BEZERRA
ALUNO (A): BEATRIZ VILANOVA ROCHA
DESTILAÇÃO SIMPLES
IMPERATRIZ-MA
2012
INTRODUÇÃO
A destilação utiliza as diferenças de pontos de ebulição para separar as misturas. Na destilação, os componentes de uma mistura vaporizam-se em temperaturas e condensam-se em um tubo resfriado. A técnica pode ser usada para remover água (que ferve em 100°C no estado puro) do sal comum (cloreto de sódio), que só se funde em 801°C. O sal, portanto permanece sólido quando a água evapora. (ATKINS, 2006 p.71)
OBJETIVO
Retirar a água da solução de sulfato de cobre (CuSO4) através do aquecimento da solução.
MATERIAIS E REAGENTES
Reagentes
- Solução CuSo4 (5%)
Vidrarias
- Balão Volumétrico de fundo chato e boca esmerilhada (500ml)
- Junta conectora
- Termômetro
- Condensador de boca esmerilhada
- Béquer (100ml)
- Proveta (100ml)
Outros
- Suporte Universal para condensador
- Garras para apoiar o condensador
- Manta aquecedora
- Anel de borracha (utilizado como rolha)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, mediu-se 20 ml da solução de CuSO4 em uma proveta e após transferiu-se para um balão volumétrico. Em seguida, montou-se toda a aparelhagem necessária para a realização do procedimento. Colocou-se o balão volumétrico na manta aquecedora para dar início à experiência. Após alguns minutos de aquecimento, a solução no balão volumétrico atingiu temperatura suficiente para começar a entrar em ebulição. Depois de um tempo, a temperatura da solução atingiu 100°C, a temperatura de ebulição da água. Com isso, a água contida na solução começou a evaporar. Devido a obstrução, o vapor tem apenas um caminho a seguir: o tubo do condensador, que está cercado de água fria. Quando entra em contato com as paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Decorrido mais alguns minutos, percebeu-se que toda a água da solução tinha passado para o béquer, restando apenas CuSO4 sólido no balão volumétrico.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a verificação de que não restava nada além de CuSo4 sólido no balão volumétrico, mediu-se o volume de água obtido no béquer, que foi igual a 18 ml, e percebeu-se que era menor que o volume da solução inicial.
CONCLUSÃO
Ao final, alcançamos o objetivo da experiência, que era extrair toda a água da solução de CuSO4, obtendo 18 ml de água no béquer, e restar apenas CuSO4 no balão volumétrico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Atkins, Peter
Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente / Peter Atkins, Loretta Jones; tradução Ricardo Bicca de Alencastro. – 3. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006
...