Relatório de Eletrônica
Por: Indiara Firmino • 11/5/2018 • Relatório de pesquisa • 686 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
ELETRÔNICA 1
RELATÓRIO 04
Aluna 01: Gabriela Ribeiro
E-mail: gabriela_moreira.ribeiro@yahoo.com.br
Aluna 02: Indiara Brito
E-mail: ind.f.brito@gmail.com
Professor: Mamour Sop Ndiaye
11 de novembro de 2014
- Objetivos
Neste relatório será abordada a segunda parte do laboratório sobre circuitos limitadores, grampeadores e multiplicadores de tensão.
Nossa intenção foi projetar e testar apenas circuitos grampeadores com o objetivo de compreender o funcionamento do diodo semicondutor juntamente a um capacitor demonstrando seu funcionamento quando aplicado nessa configuração.
- Trabalho Preparatório
a) Definição um grampeador de tensão
Primeiramente, faremos a análise de um circuito elaborado com componentes ideais. Para entender o funcionamento, é necessário obter um sinal quadrado como entrada, capacitor, resistor e diodo.
[pic 1]
Imagem 1 – Circuito grampeador e seus sinais de entrada e saída.
Com a figura acima, é possível pensar no circuito em duas fases distintas: uma quando o diodo é polarizado diretamente e outra quando o diodo fica polarizado reversamente.
Quando a o sinal da onda quadrada está no semicírculo positivo, o diodo trabalha como chave fechada e permitirá que o capacitor carregue. Com o diodo provocando um curto circuito, a saída terá a tensão igual à zero. Desta forma é possível observar que o limite do capacitor acontece quando entre seus terminais existe a mesma diferença de potencial que na entrada do circuito, uma vez que o circuito é composto apenas por eles dois.
Quando o circuito está trabalhando no semi-ciclo negativo, o diodo não permite mais a passagem de corrente entre seus terminais. Neste momento, o capacitor se descarrega e trabalha juntamente com a fonte, obtendo a tensão de saída duplicada. Devemos reparar que a saída tem seu valor negativo, pois a polaridade é oposta.
[pic 2]
Pensando em um circuito real, uma forma de deixÁ-lo cada vez mais próximo com uma onda quadrada é fazer com que a constante de tempo, definida pela resistência e capacitância, fique muito maior que o tempo levado em um semi-ciclo do sinal de entrada. Isso acontece, pois a perda de carga do capacitor fica muito pequena para o circuito montado.
[pic 3]
Quando os componentes não são bem dimensionados, podemos ver que a onda fica deformada, como a que está logo abaixo:
[pic 4]
Imagem 2 – Sinal de entrada e sinal de saída para circuito mal dimensionado.
b) Definição de um multiplicador de tensão
[pic 5]
Imagem 3 – Circuito multiplicador de tensão
Um circuito multiplicador de tensão, faz com que o sinal de saída seja múltiplo da tensão máxima de entrada que varia de a , podendo ser senoidal ou quadrada.[pic 6][pic 7]
Para facilitar a análise do circuito, utilizamos o mesmo método visto anteriormente: separamos em semi-ciclo positivo e semi-ciclo negativo.
...