Relatório de Estágio
Por: felipe_489405 • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.837 Palavras (8 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
felipe do nascimento
relatório de estágio curricular obrigatório
Palhoça
2016
felipe do nascimento
relatório de estágio curricular obrigatório
Relatório de estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Prof. Nelso Huber Lucio, Engº M. Sc.
Palhoça
2016
felipe do nascimento
relatório de estágio curricular obrigatório
Este Relatório de Estágio Curricular Obrigatório foi julgado adequado à obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil e aprovado em sua forma final pelo Curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Palhoça, 29 de Junho de 2016.
______________________________________________________
Prof. Nelso Lucio Huber, Engº. M. Sc.
Professor orientador
______________________________________________________
Engº Elvis Rodrigo de Souza
Supervisor De Estágio
______________________________________________________
Felipe do Nascimento
Acadêmico de Engenharia Civil
RESUMO
O presente relatório descreve as atividades exercidas durante o período de estágio obrigatório entre março de 2016 e julho de 2016. A empresa escolhida foi à construtora Empo Engenharia que atua há 40 anos no ramo de construção civil. O objetivo do estágio foi auxiliar a execução do trecho Norte B do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Durante a realização do estágio as principais atividades desenvolvidas foram as seguintes:
1) Auxiliar no levantamento e controle de medição junto a equipe topográfica;
2) Auxiliar no levantamento de quantitativos para compra de insumos;
3) Auxiliar no acompanhamento da obra, com base no planejamento definido;
4) Auxiliar na elaboração de planilhas de quantidades;
5) Controle da produtividade.
O tempo de estágio é agregador profissionalmente e pessoalmente, se fazendo fundamental para a conclusão do curso.
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) 5
1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES 6
2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 7
2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
2.1.1 1º FASE - Elaboração de planilhas referentes a produção da obra 7
2.1.2 2ª FASE- Criação de Relatórios 11
2.1.3 3ª FASE- Levantamento Quantitativo 12
3 CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
O seguinte relatório descreve as atividades exercidas durante o estágio supervisionado obrigatório entre março de 2016 e junho de 2016, realizado no trecho B do Contorno Viário da Grande Florianópolis na cidade de Biguaçu, Santa Catarina. A construtora que tem sede na cidade de Curitiba-PR atua em diversos segmentos da construção civil executando obras de médio e grande porte para Estados do Sul e Sudeste.
Por parte da empresa foi designado como responsável pelo acompanhamento das atividades de estágio o Eng. Elvis Rodrigo de Souza, que atua como Engenheiro de planejamento da empresa. O professor Nelso Lucio Huber representou a universidade como orientador do aluno. O setor escolhido para o período de estágio dentro da construtora foi o setor de engenharia, mais diretamente no escritório da obra, acompanhando diariamente toda a rotina do canteiro e métodos executivos. O propósito da atividade de estágio supervisionado é a inserção do estudante no ambiente de trabalho proporcionando a vivência da prática.
DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)
O Contorno Viário foi planejado com o objetivo de desafogar o trânsito na Grande Florianópolis, desviando o tráfego pesado da BR-101 desde Biguaçu até Palhoça. Num total de quase cinquenta quilômetros divididos em nove trechos, apenas três estão sendo executados, somando um total de quatorze quilômetros de obras sendo realizadas.
O estágio foi realizado no trecho Norte B do Contorno Viário em Biguaçu, bairro Estiva, na Rua Valmor Antônio Kair, mais precisamente no escritório do canteiro de obras. A construção teve inicio em 4 de março de 2015, o segmento parte do km 177+040 da BR 101, prolongando-se até o Km 184+500. Gerando um total de sete quilômetros e quatrocentos e cinquenta metros.
A obra consiste em executar a rodovia contando com as etapas construtivas que partem da fundação executada em areia ou pedra detonada conforme especificação de projeto, seguindo vem o corpo de aterro com as devidas espessuras e camadas de compactação, a drenagem resguardando o corpo estradal da ação da água, e logo a cima as camadas de base e sub-base dando suporte para o pavimento acabado. Nesse conjunto estão inclusos a execução de duas passagens superiores, uma passagem sobre o Oleoduto e duas pontes, com prazo de término da obra para março de 2018.
...