Relatório de Estágio Supervisionado
Por: laracmarinho • 15/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 275 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Larissa Cristina Guedes Coelho Marinho
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Macapá-AP
Março-Abril/2017
LARISSA CRISTINA GUEDES COELHO MARINHO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
[pic 1]
Macapá-AP
Março-Abril/2017
INFORMAÇÕES GERAIS
ACADÊMICO: LARISSA CRISTINA GUEDES COELHO MARINHO 201014042
CURSO: BACHAREL EM ENGENHARIA QUÍMICA
TURMA: EQU 12.3 10º SEMESTRE
LOCAL: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA E BIOQUÍMICA - UEAP
PERÍODO DE ATIVIDADES: 28/02/2017 – 07/04/2017
PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS DANILO COSTA DE ALMEIDA
SUPERVISOR TÉCNICO: ELENILZE FIGUEIREDO BATISTA
TERMO DE APROVAÇÃO
Relatório final do Estágio Curricular Supervisionado apresentado ao Colegiado do Curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.
Data ___/___/___.
Professor avaliador 1:___________________________________. Nota: _______.
Professor avaliador 2: __________________________________. Nota: _______.
Nota final: _________.
AGRADECIMENTOS
Agradeço à Universidade do Estado do Amapá pela oportunidade de realizar as atividades de estágio.
À Ms Elenilze Figueiredo Batista pelo apoio e supervisão durante o período em que estive executando o referido estágio.
Ào Profª. Me. Marcos Danilo Costa de Almeida pelas orientações e contribuições para conclusão desse estágio.
À Dr. Gavriel pelo apoio e pelas valiosas contribuições para o desenvolvimento desse estágio.
Obrigada!
RESUMO
O discente de engenharia química deve-se ater ao embasamento teórico assim como em saber aplica-los em ambientes de trabalho em que se adequam. As atividades desenvolvidas em empresas geram benefícios para ambos, empresa e acadêmico. Para este, adquirir o conhecimento teórico que é arduamente cobrado e poder praticá-los é primordial para o amadurecimento profissional e habituá-lo a situações mínimas para solucionar como profissional. O estágio supervisionado realizado no Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica – UEAP teve em seu desenvolvimento atividades que se destacaram, como: realização do inventário, montagem do mapa de risco do laboratório e procedimentos operacionais padrão dos equipamentos do mesmo. A rotina no laboratório foi de grande importância para a habituação no cotidiano de aulas laboratoriais, monitoramento, etc.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 10
2 PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS 11
2.1 Inventário do laboratório 12
2.2 Mapa de risco 12
2.3 Procedimento Operacional Padrão (P.O.P.) 13
3 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado foi desenvolvido no laboratório de química orgânica e bioquímica do Campus I da Universidade Estadual do Amapá-UEAP, que teve sua criação pela Lei nº. 0969, de 31 de março de 2006, e foi instituída pela Lei nº. 0996, de 31 de maio de 2006. Regida pelos instrumentos normativos: Estatuto; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Regimento Geral; Projetos Pedagógicos de Curso.
A UEAP designa-se a promoção ao acesso ao conhecimento, estimulando a produção, integração e divulgação dos saberes, com a responsabilidade de formar cidadãos comprometidos com a ética, o desenvolvimento humano e sustentável dos recursos naturais, que possam contribuir para a geração de uma sociedade justa e democrática.
O Campus I da Universidade está localizado na Avenida Presidente Vargas, n°650, bairro Centro. O período das atividades correspondeu de 21 de março de 2017 à 19 de abril de 2017, tempo que foi necessário para preencher a carga horária da disciplina que compreende 200 horas.
Acerca das atividades desenvolvidas durante o estágio podemos elencar as seguintes: inventário do laboratório, mapa de risco e procedimento operacional padrão.
2 PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS
A organização e limpeza do laboratório é um meio de manter o local de trabalho em segurança. Assim, a preparação de um inventário é necessária para a manutenção do ambiente.
Para a proteção individual e coletiva, é necessária também, a elaboração de um mapa de risco devido aos fatores de riscos encontrados. A detecção destes é uma forma de prevenção e orientação acerca dos tipos de riscos encontrados (ergonômico, físico, biológico, de acidente e químico), gerando a necessidade da utilização de equipamentos de proteção.
Por fim, conhecer os equipamentos e saber a forma de utilizá-los previamente por meio do acesso aos P.O.P. (Procedimento Operacional Padrão) dos mesmos é primordial para o uso adequado, a fim de evitar acidentes e/ou erros de procedimentos que possam vir a deteriorar os equipamentos.
2.1 Inventário do laboratório
Foi realizado o levantamento de materiais e equipamentos do laboratório objetivando obter maior controle sobre o patrimônio e, também, auxiliar na localização de tais equipamentos durantes as atividades desenvolvidas no laboratório. A Tabela 1 mostra o resultado do inventario realizado.
...