Relatório Água Mineral
Por: Naray Pereira • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.452 Palavras (10 Páginas) • 601 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Departamento de engenharia Química
curso de engenharia Química
Julya Stein Siena
NARAY PEREIRA
RELATÓRIO – ESTUDO DIRIGIDO
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PONTA GROSSA
2016
JULYA STEIN SIENA
NARAY PEREIRA
RELATÓRIO – ESTUDO DIRIGIDO
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Relatório apresentado à disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental como avaliação parcial do 8º período do Curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.
Prof. Cassiano M. Piekarski
PONTA GROSSA
2016
sumário
1 etapa 1
1.1 NOME DA EMPRESA
1.2 RAMO DA EMPRESA
1.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA
1.4 MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DA EMPRESA (FLUXOGRAMA)
2 etapa 2 – contexto da organização
2.1 questões internas e externas
2.2 ESCOPO DO SGA
etapa 1
NOME DA EMPRESA
O nome da empresa é Guarani, nome denominado ao Aquífero Guarani, maior manancial de água doce subterrânea do mundo. De acordo com especialistas da área de hidrologia, a quantidade de água doce presente no aquífero seria capaz de abastecer a população mundial por, aproximadamente, cem anos.
RAMO DA EMPRESA
A empresa pertence ao setor de envasamento de água mineral.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA
A indústria é responsável pelos processos de captação e envasamento da água mineral. O processo em geral é separado em algumas etapas como, a lavagem e esterilização dos recipientes utilizados para envase, evitando a contaminação da água a ser armazenada; o bombeamento ou captação da água, transferindo a mesma da fonte a qual se encontra para o reservatório; a filtragem da água para a retirada de quaisquer impurezas, no processo de envasamento; o engarrafamento ou envase da água mineral em recipientes de diferentes capacidades de volume, os quais devem ser lacrados e rotulados, com o nome da empresa, informações quanti e qualitativas, entre outras informações; a inspeção final do processo, na qual deve haver um controle de qualidade para eliminar possíveis não-conformidades e, por fim, a estocagem, expedição e distribuição, em condições adequadas para evitar qualquer tipo de contaminação ou perda do produto.
MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DA EMPRESA (FLUXOGRAMA)
etapa 2 – contexto da organização
questões internas e externas
Questões pertinentes para o contexto da organização. As condições internas são o consumo de energia elétrica do processo, sistema envasamento, galão água vencido, geração de CO2 na entrega da água, qualidade e produtividade, máquinas e embalagens devem garantir integridade do produto e manter características água natural, resíduos gerados na limpeza de garrafas retornáveis.
Externas: qualidade água, impacto ambiental retirada água, retirada da água legalmente aceita – normas ambientais, disponibilidade, não pode instalar perto de moradias (risco inundações), localização e demanda.
ABNT NBR ISO 14001:2015
A.4 Contexto da organização
A.4.1 Entendendo a organização e seu contexto
- questões externas e internas que podem ser pertinentes para o contexto da organização: condições ambientais, circunstâncias externas – cultural, social, política, legal, características ou condições internas da organização – atividades, produtos e serviços.
ESCOPO DO SGA
O sistema de gestão ambiental será aplicado desde a captação da água, processo de extrusão da garrafa pet e lavagem dos galões retornáveis, até a estocagem do produto final. Também é aplicado na parte de escritório da organização, propondo políticas ambientais para a organização a fim de diminuir impactos ambientais com a troca das lâmpadas do galpão para lâmpadas LED. (parte das lâmpadas leds).
Estrutura: galpão amplo ou prédio, próximo a fonte de captação e centros de consumo e que não apresente risco de contaminação.
Departamentos: separados de forma a se obter a melhor produtividade de cada colaborador;
Funcionários: produção: auxiliares de produção, supervisor; entrega: motoristas, ajudantes de entrega; administração: gerente administrativo financeiro (controla toda a operação comercial), assistente, secretária.
Máquinas: linha de envase – de acordo com o tipo de recipiente: bomba d’água, máquina lavadora, câmara germicida, reservatório de alta capacidade volumétrica, esteira, enchedora rotativa, máquina tampadora, rotuladora, móveis e utensílios – (injetora, sopradora).
Os principais processos que serão envolvidos no sistema de gestão ambiental serão:
- Lavagem e higienização de recipientes;
- Captação/ bombeamento da água;
- Filtragem, do reservatório para o envase;
- Envase;
- Lacre/ tampagem;
- Rotulagem;
- Inspeção final;
- Estocagem
ETAPA 3 – LIDERANÇA
POLÍTICA AMBIENTAL DA EMPRESA
A política ambiental da empresa é proteger o meio ambiente, atender aos requisitos legais e outros requisitos da organização, assim como melhorar continuamente o sistema de gestão ambiental para aumentar o desempenho ambiental e proteger o local onde a mesma é inserida.
A indústria tem como iniciativa o menor uso de PET na produção de sua embalagem, assim, diminuindo o seu resíduo plástico destinado ao consumidor final e também utiliza matéria orgânica em sua composição (bagaço de cana-de-açúcar). A sua exploração hídrica também é realizada com responsabilidade e a indústria rege pela preservação do local de exploração, para que próximas gerações possam também utilizá-la.
...