Resenha Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial
Por: claudiojunio1 • 18/4/2021 • Resenha • 651 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
RESENHA IBF
Nome: CLÁUDIO JUNIO CHRISPIM AZEVEDO – COD 715644
Curso: ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E ELETRÔNICA INDUSTRIAL
Disciplina: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
– Introdução ao trabalho: A resenha consiste em uma reflexão sobre soluções em automação industrial.
– Análise: Com base no material disposto, ficou claro que a automação industrial tem a necessidade de atender a demanda do mercado. Ela contribui diretamente com o objetivo de toda empresa de obter o máximo de produtividade a um custo baixo. Como foi observado, automação industrial consiste em manipular vários processos na indústria por meios mecânicos e automáticos, substituindo o trabalho humano por diversos equipamentos.
As soluções em automação industrial, conforme as obras dispostas, têm diversas motivações, dentre elas: redução de custos de pessoal pela automação das máquinas e o controle da empresa, melhores características de repetitibilidade e garantia de qualidade constante; redução de custos de estoques; redução do número de produtos perdidos; menor tempo gasto no projeto e fabricação de novos produtos; máquinas programáveis aptas a desempenhar diferentes operações; facilidade de modificações no produto; e respostas rápidas às solicitações do mercado.
Como a necessidade de produção das indústrias está cada vez maior, é preciso tomar providências para diminuir os custos de fabricação. Isso é possível a partir da automação entre todos os âmbitos da indústria. É possível separar as soluções em automação industrial em duas esferas diferentes: de controle e operacional. Pode-se dizer que a parte de controle diz respeito ao software e a operacional ao hardware.
Para a implementação dessas soluções, são necessários instrumentos como sensores e atuadores; softwares e sistemas de controle e de supervisão como Elipse SCADA; todos trabalhando juntos, constituindo partes das redes industriais.
Na pirâmide da automação, as redes industriais estão divididas em camadas, sendo o terceiro nível da pirâmide aquele responsável por comunicar os dispositivos mais simples, como sensores e atuadores, utilizados no chão de fábrica e seus respectivos controladores. Nesse nível, trabalha-se com velocidades e taxas de transmissão que podem ser consideradas baixas. No segundo nível, têm-se as células de manufatura, onde se localizam os controladores que gerenciam processos, linhas de montagem, ou mesmo máquinas automáticas. Nesse nível, a quantidade de informação que trafega e as taxas de transmissão são de grandeza média. O primeiro nível é o da empresa, onde há uma visão macro. Nesse nível, a quantidade de informação é gigantesca, tem-se todas as ações da rede de comunicação voltadas para o controle gerencial da produção.
O desenvolvimento e implementação de soluções em automação industrial é essencial para tornar os níveis de produção mais eficientes, de acordo com o que se espera nos mais diversos setores de uma indústria nos dias de hoje.
Para manter-se competitivo é indispensável automatizar parcial ou totalmente os processos. Porém, após a automatização dos processos, é preciso também otimizá-los. Quando se fala sobre soluções em automação industrial, o foco está em transferir tarefas que eram realizadas por operadores humanos para um conjunto de elementos tecnológicos. Quando se fala em otimização, o objetivo é tornar a produção ainda mais eficiente.
...