Resenha Engenharia de Tráfego
Por: Caio Araújo • 1/12/2021 • Projeto de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
CAIO ARAÚJO DOS SANTOS
RESENHA ACADÊMICA DE OBRA
Feira de Santana
2020
[pic 2]
CAIO ARAÚJO DOS SANTOS
RESENHA ACADÊMICA DE OBRA
Resenha acadêmica do curso Engenharia Civil, apresentado a Universidade Salvador (UNIFACS), como parte das exigências para avaliação parcial da disciplina Engenharia de Tráfego.
Docente: Mislene Souza.
Feira de Santana, Bahia
2020
Resenha acadêmica de obra
FERREIRA, Maurício Lamano et al. Cidades inteligentes e sustentáveis: problemas e desafios. BENINI, Sandra Medina; GODOY, Jeane Aparecida Rombi de. Estudos Urbanos: Uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea, p. 81-111, 2015.
O tema “cidades inteligentes e sustentáveis” está no topo da agenda pública de debates sobre planejamento urbano. É, também, fortemente influenciado pelas demandas atuais das cidades do mundo, não apenas das cidades globais, ou das grandes megalópoles, mas também de uma quantidade crescente de cidades grandes e médias do mundo
Conforme o número de pessoas aumenta numa dada população, espera-se que a oferta de serviços e oportunidades acompanhe o mesmo ritmo de crescimento, porém, em grandes cidades isso nem sempre vem a acontecer, o que acaba gerando desigualdades sociais e problemas de violência.
Diante deste cenário, torna-se necessário rever algumas metas e planos para os próximos anos, uma vez que a taxa de crescimento populacional e controle de natalidade não estão em consonância com a perspectiva ideal para a construção de cidades sustentáveis para as próximas gerações.
Com isso, começa-se a enxergar problemas relacionados à formação de centro urbanos, como por exemplo os poluentes atmosféricos. Este determinado problema vem a trazer consequências, por exemplo: chuvas ácidas, aumento de doenças respiratórias na população, problemas na produção de alimentos, entre outras consequências. Para combater estes males é preciso criar políticas de redução de emissões de gases tóxicos, com o auxílio de investimentos em tecnologias limpas e construção de ciclovias e ciclofaixas.
Outro problema apresentado é as mudanças climáticas, onde possui impactos negativos significantes por conta da desigualdade entre as regiões. Uma solução para mitigar isso seria reduzir a escala da pobreza, deixando a comunidade resiliente.
Outro potencial negativo que pôde ser observado é os impactos ambientais causados por cidades mal planejadas, pois esse mal planejamento comprometeria os serviços que a própria natureza oferece à população. Portanto, cabe as autoridades competentes em elaborar um plano de ação de desenvolvimento inteligente para contornar este quesito.
Outro problema visto é a questão dos resíduos sólidos provenientes das cidades, onde a quantidade desses resíduos está associada ao PIB per capita, ou seja, cidades com rendas mais altas geram mais resíduos. Uma solução para este problema é criar um gerenciamento integrado de resíduos.
Pode-se ser visto também que falta mais áreas verdes nas cidades, o que não promoverá melhor qualidade de vida para as futuras gerações.
Dado isso, se fez perceber que o quadro das cidades de agrava ainda mais quando se tem um aumento da necessidade de mais mobilidade, a qual sem um planejamento, resulta em uma possível crise. Com isto, vêm surgindo termos que contorne esta possível situação, que é o caso da mobilidade sustentável, no qual irá visar um desenvolvimento ambientalmente equilibrado, economicamente viável, socialmente justo e que permita melhorias na qualidade dos transportes.
...