Reservatórios de Shale Gás e o Potencial de Sua Produção no Brasil
Por: jonyacioly • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Ciências e Tecnologia
Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica
Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo
Reservatórios de shale gás e o potencial de sua produção no Brasil
Aluno:João Victor Acioly Gomes de Lima
Matricula:116111216
Disciplina:Metodologia e técnicas de pesquisa
1-Introdução
Nossa sociedade é extremamente dependente de combustíveis fósseis, de acordo com dados divulgados pela IEA (Intenational Energey Agency), em 2014 cerca de 82% da matriz energética mundial era derivada destes combustíveis.Tal dependência não tende a diminuir significativamente,dados divulgados pela mesma agência afirmam que em 2035 combustíveis fosseis ainda serão responsáveis por cerca de 75% de a nossa matriz energética sendo o gás natural responsável por cerca de metade dessa porcentagem.
O gás natural (também conhecido como combustível do futuro) e uma mistura de hidrocarbonetos leves derivados de combustíveis fósseis. Formado a partir de camadas de animais e vegetais soterrados que ficam submetidas a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos. Dentre os diversos usos deste gás estão o uso domestico em fogões e alguns sistemas de aquecimento, o uso em termoelétricas (substituindo o carvão) e como combustível para automóveis(Uma alternativa mais limpa para a gasolina).
De acordo com dados divulgados pelo anuário estatístico da ANP (2016) o Brasil e o segundo maior consumidor de gás natural da America do Sul tendo consumido um total de 40,9 bilhões de metros cúbicos de gás no ano de 2015 em contra partida o mesmo apenas produziu cerca de 20,9 bilhões de metros cúbicos. Diante de tal situação, vê-se a necessidade de uma expansão de horizontes no que diz respeito a produção deste hidrocarboneto.Uma solução para o mesmo se encontra na produção de reservatórios não convencionais.
Reservatórios não convencionais são formações geológicas que contem hidrocarbonetos,mas ,não os depositam de forma convencional.Um tipo de reservatório não convencional e o shale gás.Este reservatório e formado por rochas denominadas folhelhos e devido aos baixos valores de porosidade, permeabilidade e a distribuição irregular de acumulações pelo reservatório,não produz naturalmente a taxas economicamente viáveis,causando assim um desinteresse da industria brasileira em investimentos na área.Entretanto países, como Estados Unidos e Argentina conseguiram com grande sucesso produzir óleo e gás a partir desses reservatórios,com o uso de fraturamento hidráulico e perfuração de poços multilaterais de forma bastante lucrativa.
2-Objetivo
Tendo como base a crescente demanda de hidrocarbonetos e a necessidade de explorar reservas alternativas, este estudo tem como objetivo demonstrar o potencial energético de reservatórios de shale gás e os benefícios que a exploração dos mesmos podem trazer para o Brasil.
3-Referencial teórico.
O constante crescimento da demanda energética mundial vem cada vez mais impulsionando o crescimento da industria petrolífera. De acordo com as previsões feitas em 2014 pelo IEA (International Energy Agency) o mundo permanecerá extremamente dependente de combustíveis fósseis na projeção feita até o ano de 2035. Embora apresente um declínio, a utilização de combustíveis contabilizará cerca de 75 %, contra os atuais 82 %, o que permanece uma porcentagem bastante expressiva. O gás natural contabiliza mais da metade dessa contribuição.(RIBEIRO,2015)
Baseado nesta demanda vê-se necessário um aumento na produção de gás natural. Tal aumento pode ser atingido a partir da exploração de reservatórios não convencionais de shale gás.
Diferente de reservatórios convencionais o shale gás ocorrem em faixas de silte e em sistemas irregulares de fraturas. O mesmo apresenta um alto valor calorífico, é geralmente molhado(gás que possui uma certa fração liquida).Com mais de 10% de etano em sua composição. Apos o início de sua produção a taxa de esvaziamento e de 10% por ano com poços individuais produzindo por ate 50 anos. Poços raramente ultrapassam 700 metros de profundidade por isso sua perfuração e considerada barata. Entretanto sua exploração não gera muito lucro para grandes companhias de óleo devido ao tamanho das reservas e ao longo prazo do investimento. Todavia a exploração do mesmo e extremamente viável para pequenas empresas. (SELLY,1998).
Como exemplo do sucesso da exploração de shale gás temos os EUA.Devido a um conjunto de fatores políticos e econômicos os mesmos iniciaram a produção de shale gás e hoje são um dos maiores produtores deste.
O país iniciou a produção de shale gas há algumas décadas, mas, a partir da segunda metade dos anos 2000, ela começou a se expandir rapidamente,crescendo cerca de 45% a.a. entre 2005 e 2010, quando atingiu 141 bilhões de metros cúbicos (bcm). Considerando-se todos os tipos de gás não convencional, a produção somava 358 bcm em 2010 [IEA (2012)].(LAGE e Colaboradores,2013)
Os investimentos feitos pelos EUA na exploração de shale gás gerarão um refinamento nas técnicas de exploração do mesmo. Para se produzir em um reservatório se faz uso de um conjunto de perfurações verticais e horizontais seguido do processo de fraturamento hidráulico da rocha(ou fraking),este processo consiste na injeção de fluido em alta pressão na rocha reservatório o que gera rachaduras na mesma permitindo que o gás natural seja retirado.
(LAGE e colaboradores,2013)
Outro exemplo do exemplo do sucesso da produção de shale gás vem da argentina que desde 2010 vem produzindo este gás no reservatório de La vaca muerta.A exploração deste possibilitou um aumento exponencial nas reservas de gás da argentina como demonstrado na tabela abaixo:
País Reservas de gás
natural
...