Resistencia Dos Materiais
Pesquisas Acadêmicas: Resistencia Dos Materiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: educyrillo • 7/9/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
Portfólio Processos Industriais
Capítulo 6.
1- Quais são os tipos de desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem? Mostre os exemplos.
R: Desgaste Frontal – Ocorre na superfície de folga da ferramenta, causado pelo contato entre ferramenta e peça.
Desgaste de Cratera – É o desgaste que ocorre na superfície de saída da ferramenta, causado pelo atrito entre ferramenta e cavaco.
Deformação Plástica da Aresta de Corte – É um tipo de avaria da ferramenta, onde a pressão aplicada a ponta da ferramenta somada a alta temperatura gera deformação plástica da aresta de corte.
Lascamento – É um tipo de avaria da ferramenta ocasionada por causa da grande quantidade de material retirado de uma única vez.
Trincas – São causadas pela variação da temperatura e variação dos esforços mecânicos.
2- Quais são as causas e as ações a serem tomadas para a minimização de avarias e desgastes da ferramenta?
R: Usar o óleo refrigerante adequado para cada processo de usinagem, velocidade de corte correta e rotação adequada.
3- Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.
R: Aresta Postiça de Corte – Muitas vezes na usinagem pode-se formar na superfície de contato entre o cavaco e a superfície de saída da ferramenta, uma camada de cavaco que pemanecendo aderente a aresta de corte, modifica seu comportamento com relação a força de corte, acabamento superficial da peça e desgaste da ferramenta.
Abrasão Mecânica – Ou atrito mecânica é uma das principais causas de desgaste da ferramenta. Tanto o desgaste frontal, quanto o desgaste de cratera podem ser gerados pela abrasão, porém ela se faz mais proeminente no desgaste frontal, já que a superfície de folga atrita com um elemento rígido que é a peça, enquanto que a superfície de saída atrita com um elemento flexível que é o cavaco.
Aderência – Se duas superfícies metálicas são postas em contato sob cargas moderadas, baixas temperaturas e baixas velocidades de corte, forma-se entre elas um extrato metálico que provoca aderência.
Difusão – A difusão entre ferramenta e cavaco é um fenômeno microscópio ativado pela temperatura na zona de corte. A difusão no estado sólido consiste na transferência de átomos de um metal a outro.
Oxidação – Altas temperaturas e a presença de ar e água (contida nos fluídos de corte) geram oxidação para a maioria dos metais. O tungstênio e o cobalto durante o corte formam filmes de óxidos porosos sobre a ferramenta, que são facilmente levados embora pelo atrito, gerando desgaste.
Capítulo 7.
1- Os fatores que determinam a fixação de um determinado valor limite de desgastes são vários. A ferramenta deve ser retirada de uso quando?
R: Quando a ferramenta perde sua capacidade de corte, dentro de um critério previamente estabelecido.
2- As ferramentas de metal
...