TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduo Eletroeletrônico – Tecnologia de reciclagem

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Resíduo Eletroeletrônico – Tecnologia de reciclagem1

Os processos de Reciclagem de Resíduos Sólidos Eletrônicos visam recuperar  matéria prima secundária para a fabricação de novos produtos. A reciclagem de lixo  eletrônico sob controle engloba geralmente dois tipos:

No primeiro, o ewaste e desmontado e processado mecanicamente para que os materiais possam ser separados e recuperados. No segundo tipo de instalações, são usados processos metalúrgicos para recuperar metais, e vários outros processos para recuperar plásticos e outros materiais.

Desmontagem e triagem manual

O primeiro passo no processo de reciclagem é a desmontagem manual, que permite recuperação de partes homogéneas inteiras que possam ser reutilizáveis, valiosas ou recicláveis (componentes inteiros de peças de metal, plástico ou vidro e componentes perigosos, componentes contendo mercúrio, CRT-vidro e LCDs). Os componentes que contêm mercúrio são normalmente enviados a incineradores de resíduos perigosos com sistemas de limpeza de gases de combustão. As baterias são normalmente enviadas para recuperar cádmio, níquel, mercúrio e chumbo; Os três primeiros através do aquecimento em um forno, levando à evaporação dos metais que podem ser recolhidos através da condensação. O CRT com chumbo pode ser utilizado na produção de vidro de chumbo novo, para a recuperação de chumbo.

Trituração mecânica e separação

A redução de tamanho dos materiais recicláveis, geralmente ocorre por algum tipo de processo de trituração. Após a redução do tamanho, os materiais são classificados em fracções de produção definidas com base Características físicas específicas, tais como peso, tamanho, forma, densidade e características magnéticas. Os processos de triagem utilizados são o rastreio, separação magnética de peças ferrosas, separação por corrente de Foucault (condutividade elétrica) de metais não ferrosos (por exemplo, cobre e alumínio) e densidade ou gravidade (Tabelas de água ou de fluxo de ar, meios pesados flutuantes, peneiramento) de plásticos.

Os componentes triados são geralmente reutilizados ou encaminhados pra tratamento posterior. A fração magnética (siderúrgicas), uma fracção de alumínio (destinada às fundições de alumínio), e, em alguns casos, as frações plásticas.

[pic 2]

1 Trabalho realizado pelos acadêmicos Adriana Francieski, Alexandre Folador, Rafael de Mello, Vanessa Santolin e Vrandrieli Skovronski para a disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul.


Processos metalúrgicos

O refinamento das fracções contendo metal e realizados por processos  metalúrgicos. Processos pirometalúrgicos, nos quais os metais são fundidos e processos hidrometalúrgicos, nos quais os metais são dissolvidos.Processamento pirometalúrgico em fundições de cobre seguido pelo refinamento eletrolítico tornou-se o método dominante de recuperação de metais não ferrosos, incluindo metais preciosos de e-waste nas duas últimas décadas.

No processo, as peças trituradas são queimadas num forno ou num banho fundido para remover os plásticos. Ao mesmo tempo em que metais como ferro, chumbo e zinco são convertidos em óxidos que se fixam numa escória à base de sílica. A massa fundida que contém principalmente cobre (mas também pode conter prata, ouro, paládio, níquel, selênio, telúrio e zinco) é ainda refinado em um conversor e um forno de ânodo onde é lançado em ânodos com cobre superior a 99%. O restante 0,9% contém os outros metais recuperáveis, incluindo os metais preciosos.

  • Pirólise: é a decomposição pela ação do calor em um ambiente  com  pouco  ou nenhum oxigênio, sendo uma alternativa de reciclagem de placas de circuito impresso. A pirólise e realizada em um reator acoplado a um forno tubular, sob atmosfera de nitrogênio a altas temperaturas (500°C -700°C).

A fase sólida (75-80%), obtida após a pirólise, construída principalmente de fibra de vidro, metais e carbono. O líquido obtido durante o processo de pirólise (9% em massa), constituído de uma mistura de compostos orgânicos aromáticos e oxigenados (óleos). A fase gasosa (13% em massa), contem principalmente hidrocarbonetos leves C4-C1 e CO, CO2, H2 e O2 e poder servir para fins energéticos.

Processos hidrometalúrgicos

São normalmente utilizados para o refino final dos metais, seguindo os processos pirometalúrgicos. Processos hidrometalúrgicos têm muitas vantagens sobre os processos pirometalúrgicos incluindo menor consumo de energia, além de ser mais previsível e mais facilmente controlada. O principal passo do processamento hidrometalúrgico consiste numa série de lixiviação ácida ou cáustica de material sólidos. Os solventes de lixiviação são comumente soluções de cianeto, tiouréia, tiossulfato e hidróxido de sódio e ácidos tais como água régia, ácido sulfúrico, ácido nítrico e ácido clorídrico. A partir das soluções, os metais de interesse são então isolados e concentrados através de processos como extracção com solvente, precipitação, cimentação, adsorção, permuta iónica, filtração e destilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com