Revisão Bibliográfica - Topografia
Por: giovannasophia • 4/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.839 Palavras (8 Páginas) • 1.349 Visualizações
3.0 - Revisão Bibliográfica
3.1 – Topografia:
A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana. (DOUBEK, 1989).
A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. (ESPARTEL, 1987).
Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas calculam- se coordenadas, áreas, volumes, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão. (KAHMEN; FAIG, 1988).
A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979).
Podemos afirmar, sem medos de exageros, que a topografia se encaixa em qualquer atividade do engenheiro. A topografia [do grego topos-lugar e graphein-descrever] é a ciência aplicada cujo objetivo é representar a configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. (BORGES, 2013).
3.2 – Levantamento Topográfico:
Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ ou pontos cotados. NBR 13133 (ABNT, 1994).
Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico. (VEIGAR, 2012).
O principal intuito dos levantamentos topográficos é propiciar a representação de uma porção da superfície terrestre em uma determinada escala. As operações para coleta de dados necessários para a elaboração de uma planta é designada por levantamento topográfico. (CASACA et al., 2005).
De acordo com Brandalize (2003), os levantamentos topográficos podem ser:
Levantamento topográfico PLANIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional), e,
Levantamento topográfico ALTIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).
3.3 – Levantamento Topográfico Planimétrico:
Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc. NBR 13133 (ABNT, 1994).
Conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano horizontal de referência. Trata apenas das distâncias horizontais e ângulos horizontais. (VIEIRA, 2012).
- Método por Ordenadas:
Segundo Pinto (2007) no método por ordenada a posição do ponto topográfico é definida pela medição de suas respectivas coordenadas retangulares e as distâncias geralmente são obtidas com trenas. Processo por Ordenadas é um método de levantamento planimétrico simples, geralmente só é indicado para áreas pequenas e planas.
É um método de pouca precisão, pois não podemos calcular os possíveis Erro Angular de Fechamento e o Erro Linear de Fechamento que venham ocorrer durante o levantamento (ARRUDA FILHO, s.d.)
- Método por Interseção:
O levantamento por interseção, assim como o por ordenadas, é um método simples, indicado para áreas pequenas e possui baixa precisão. Segundo Pinto (2007) neste método os pontos topográficos são definidos pelas interseções dos lados de ângulos horizontais medidos das extremidades de uma base estabelecida no terreno. A única distância a ser medida neste método é a que corresponde ao comprimento da base, obtida com uso da trena.
- Método por Irradiação:
O método da irradiação é o mais utilizado para levantamentos de detalhes. Pode ser utilizado para um ou vários pontos em que se desejam obter as coordenadas. Para isso são medidos ângulos e distâncias (SILVA et al, 2006).
O processo por irradiação é empregado em superfícies pequenas e planas. Consistindo “em estabelecer uma estação central à poligonal e liga-la a todos os vértices da mesma. Este processo exige que a estação central seja visível a partir de todos os vértices” (LOCH et al., 2007).
Dependendo da quantidade de estações pode ser processo simples, em que de um só ponto visualiza-se todos os vértices da poligonal aberta ou fechada, ou processo por irradiação composto quando se necessita de dois ou mais pontos (estações) para efetuar o levantamento da poligonal. (ARRUDA FILHO, s.d.).
Consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância. É semelhante a um sistema de coordenadas polares. A distância pode ser obtida utilizando uma trena, distanciômetro eletrônico ou estação total ou obtida por métodos taqueométricos. Este método é muito empregado no levantamento de detalhes em campo. (VEIGAR, 2012).
...