Risco - Gestão De Projetos
Monografias: Risco - Gestão De Projetos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jesebell • 17/9/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 617 Visualizações
O risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. Uma causa pode ser um requisito, premissa, restrição ou condição potencial que crie a possibilidade de resultados negativos ou positivos. Por exemplo, as causas podem incluir o requisito de uma autorização ambiental para o trabalho, ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto. O risco é que a agência responsável pela autorização possa demorar mais do que o planejado para conceder a autorização ou, no caso de uma oportunidade, pessoal adicional de desenvolvimento possa ficar disponível para participar do planejamento e seja designado para o projeto. Se um desses eventos incertos ocorrer, pode haver um impacto no escopo, custo, cronograma, qualidade ou desempenho do projeto.
Fatores de Risco
Apetite de risco, que é o grau de incerteza que uma entidade está disposta a aceitar, na expectativa de uma recompensa.
• Tolerância a riscos, que é o grau, a quantidade ou o volume de risco que uma organização ou um indivíduo está disposto a tolerar.
• Limite de riscos, que se refere às medidas ao longo do nível de incerteza ou nível de impacto no qual uma parte interessada pode ter um interesse específico. A organização aceitará o risco abaixo daquele limite. A organização não tolerará o risco acima daquele limite.
Por exemplo, a atitude de uma organização em relação ao risco pode incluir seu apetite pela incerteza, seu limite de níveis de riscos que são inaceitáveis, ou o ponto de tolerância a riscos no qual a organização poderá selecionar uma resposta diferente ao risco.
11.1.3.1 Plano de gerenciamento dos riscos
O plano de gerenciamento dos riscos é um componente do plano de gerenciamento do projeto, e descreve como as atividades de gerenciamento dos riscos serão estruturadas e executadas. O plano de gerenciamento dos riscos inclui o seguinte:
• Metodologia. Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas para
realizar o gerenciamento dos riscos no projeto.
• Papéis e responsabilidades. Define o líder, o apoio e os membros da equipe de gerenciamento
dos riscos para cada tipo de atividade do plano de gerenciamento dos riscos, e explica suas
responsabilidades.
• Orçamento. Estima os fundos com base nos recursos designados, para inclusão na linha de base de custos, e estabelece os protocolos para aplicação das reservas de contingência e gerenciamento.
• Prazos. Define quando e com que frequência os processos de gerenciamento dos riscos serão
realizados durante o ciclo de vida do projeto, estabelece os protocolos para aplicação das reservas
de contingências do cronograma e estabelece as atividades de gerenciamento dos riscos a serem
incluídas
...