Gerenciamento de Riscos Case "Projeto Cleland"
Por: Katia Souza • 31/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 956 Visualizações
Gerenciamento de Risco
“Projeto Cleland”
Plano de Gestão de Risco
“Projeto Cleland”
Sumário
Introdução 3
Contexto 3
Objetivo 4
Justificativa 5
Métodologia 5
Equipe (Matriz de Responsabilidade) 6
Mapeamento x
Avaliação x
Estratégia x
Controle x
Orçamento x
Plano de Gestão de Risco
“Projeto Cleland”
1. INTRODUÇÃO
Um projeto é um esforço temporário, empreendido para criar de um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMI 2008, p 5)
Com a globalização e alta competitividade entre as organizações e seus segmentos, o gerenciamento dos projetos se tornou uma ferramenta essencial para a atingir os objetivos pertencentes principalmente no plano estratégico de cada Empresa.
2. CONTEXTO
Considerando que todo projeto possui riscos, o gerenciamento específico do tema é extremamente necessário para o sucesso e o resultado perseguido pelo Projeto, identificando, inclusive, as oportunidade e ameaças.
O objetivo do Gerenciamento de Riscos é aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos, reduzindo a probabilidade e impacto de eventos negativos ao Projeto.
A Gestão de Risco tem como principal verdade avaliar as incertezas do projeto, mitigando-as as ocorrências indesejáveis e potencializando a desejáveis e assim, organizar e planejar recursos humanos e materiais de uma empresa de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização, utilizando um conjunto de técnicas que visa minimizar os efeitos dos danos acidentais direcionando o tratamento aos riscos que possam causar danos ao projeto, às pessoas, ao meio ambiente e a imagem da empresa.
Seus benefícios dão as melhores decisões, menos surpresa, melhora no planejamento, na performance e na efetividade, além da melhora no relacionamento com as partes interessadas.
O presente trabalho tem como base o estudo sobre o Gerenciamento de Projetos com foco na Gestão de Riscos, o estudo de caso se baseia em um referencial teórico com objetivo fundamentar o assunto.
Plano de Gestão de Risco
“Projeto Cleland”
3. OBJETIVO
O caso em análise é da empresa EPL – Eventos e Palestras Ltda. especializada em organizar eventos culturais. Entre seus serviços se destaca a organização de seminários com palestrantes conhecidos internacionalmente, que abordam os temas inovadores na áreas de Gestão de Projetos e Estratégia Empresarial.
O Objetivo para este estudo de caso é organizar uma palestra com o Prof, David Cleland, destinada aos executivos e fornecedores de uma importante multinacional.
Nesse caso o Gerenciamento de Risco vai proteger a realização do evento em referencia, mitigando os Riscos com controles que protejam contra as incertezas, como por exemplo, atraso da chegada do palestrante com a devida antecedência, entre outros
Mesmo seguindo as recomendações de melhores práticas, destacadas abaixo, no tratamento de riscos, ainda é possível presenciar situações totalmente evitáveis, como neblina excessiva para pouso do avião que o palestrante está (para pouso no aeroporto de Guarulhos-SP) com atrasos de mais de 12 horas, apagão aéreo, operação padrão da Policia Federal, etc.
Métodos:
- Transferência de Riscos: compartilhar ricos com parceiros ou contratar seguro apropriado;
- Aceitação de Riscos: confirmação e monitoração de riscos, e ter um plano de resposta ao risco pronto;
- Evitando Riscos: adotar uma opção diferente que evite completamente o risco.
É fundamental tomar consciência de que todos os riscos podem e devem ser identificado, analisados e tratados da melhor forma possível, avaliando se devem ser tratados, mitigados ou aceitos. Não é aceitável que um risco pegue a equipe do projeto de surpresa, provocando ações reativas por parte dela, os riscos devem ter todo o plano de ação desenhada, e todos devem estar alinhados quanto à este plano e prontos para a ação sempre que o risco ocorrer no projeto, proporcionando uma entrega o mais próximo do perfeito possível.
Plano de Gestão de Risco
“Projeto Cleland”
E para que todos estejam prontos para agir e todo o plano de ação seja de conhecimento da equipe, a comunicação no projeto é um ponto importantíssimo, que também tem reflexo no resultado do projeto, no envolvimento e motivação de toda a equipe.
4. JUSTIFICATIVA
A importância do projeto está, principalmente, no interesse do grupo em aumentar o conhecimento, sobre gerenciamento de riscos, exercitando e aplicando os métodos gestão de riscos, por meio do estudo de caso do “Evento Cleland”.
Além disso, espera-se que o projeto possa servir de base para aplicação em nosso Trabalho de Conclusão de Curso.
Por fim, a comparação entre o que foi aprendido neste módulo e a prática dentro das empresas onde cada integrante do grupo atua, tem significativa relevância para o alcance dos objetivos apresentados e para a expansão do conhecimento e especialização e aplicabilidade do tema.
5. METODOLOGIA
A metodologia utilizada nesta pesquisa divide-se em dois processos.
- O primeiro a ser utilizado foi à pesquisa bibliográfica através da exploração e leitura do material disponibilizado nas disciplinas do curdo de MBA em Gestão de Projetos desta instituição.
- A segunda metodologia foi à exploração e entendimento do estudo de caso da empresa EPL.
Segundo o Guia PMBOK quarta edição, os processos de gerenciamento de riscos do projeto incluem os seguintes pontos:
...