Robótica educacional – uma viagem pelo mundo da tecnologia
Artigo: Robótica educacional – uma viagem pelo mundo da tecnologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaksonney • 24/10/2014 • Artigo • 493 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Nome da atividade: Robótica educacional – uma viagem pelo mundo da tecnologia
Objetivo: O projeto tem o objetivo de introduzir o conceito de robótica como instrumento de iniciação científica seguindo as etapas de levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados. Além disso, o projeto possui um forte elemento multidisciplinar – em matemática, física, geografia, entre outras disciplinas. Outro fator preponderante no desenvolvimento desta ação é o estímulo à criatividade e a capacidade de resolução de problemas reforçando a importância do trabalho em equipe. O projeto contará com a participação de 20 alunos, selecionados através de uma avaliação interna nas disciplinas de Matemática e Física. O projeto culminará com a apresentação dos trabalhos na Feira de Ciências da Escola.
Início previsto: 10/03/2014
Final previsto: 25/09/2014
Meta:
Criar um grupo de estudo da robótica com no mínimo 30 alunos
Elevar o desempenho desses alunos em 20% nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.
Nome da atividade: Revitalização do LEC.
Objetivo: O Projeto de Alfabetização Tecnológica fundamenta-se no uso da robótica para desenvolver um programa de formação pautado na exploração conceitual de conteúdos curriculares.
Utiliza software livre como ambiente de aprendizagem e apresenta um sistema de programação especialmente desenvolvido para o projeto, o que favorece a exploração dos temas pela ótica investigativa. O uso da robótica não se limita à construção de unidades ou protótipos automatizados, mas está pautado na exploração conceitual de conteúdos curriculares como Matemática, Ciências, Geografia, História e meio ambiente. Também busca desenvolver aspectos de comportamento em grupos, liderança e empreendedorismo, obedecendo à maturidade e cognição do aprendiz.
O projeto privilegia o uso do laboratório de informática, mas também prevê a realização de atividades em ambientes ao ar livre, bem como a busca de materiais para o kit de robótica em outros ambientes (fora da escola) e em casa.
Início previsto: 10/03/2014
Final previsto: 25/09/2014
Meta:
Criar um grupo de estudo da robótica com no mínimo 30 alunos
Elevar o desempenho desses alunos em 20% nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.
Nome da atividade: Alfabetização tecnológica.
Objetivo: O Projeto de Alfabetização Tecnológica fundamenta-se no uso da robótica para desenvolver um programa de formação pautado na exploração conceitual de conteúdos curriculares.
Utiliza software livre como ambiente de aprendizagem e apresenta um sistema de programação especialmente desenvolvido para o projeto, o que favorece a exploração dos temas pela ótica investigativa. O uso da robótica não se limita à construção de unidades ou protótipos automatizados, mas está pautado na exploração
...