Roldanas
Artigo: Roldanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alex54321 • 30/9/2013 • Artigo • 560 Palavras (3 Páginas) • 801 Visualizações
Faculdade Pitágoras /Contagem 2013
SISTEMAS DE ROLDANAS
Engenharia Mecânica 3ºperíodo
SETEMBRO/2013
Prof.: Introdução
Polia ou roldana: consta de um disco, que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro e é normal ao seu plano. Em seu contorno existe um sulco, denominado gola ou garganta, no qual passa uma corda ou cabo contornando-o parcialmente. O eixo é sustentado por uma peça em forma de U, denominada chapa, que lhe serve de mancais.
Aplicações: As roldanas têm sido usadas desde os tempos mais remotos, sempre com a função de ajudar a elevar objetos pesados, aliviando ou não o esforço, exemplo:
1. Nos poços de água, para alterar o sentido da força que puxa o balde;
1. Na construção civil, para colocar os materiais no topo das obras;
1. Nos barcos para controlar as velas;
1. Nos elevadores dos poços das minas, para descer os mineiros e recolher o minério.
Vantagem mecânica (Vm): Exprime a existência ou não da redução de esforço, ou seja:
1. Vm = 1: não há nem vantagem nem desvantagem mecânica, isto é, não há redução nem acréscimo de esforço para equilibrar ou deslocar a força resistente;
2. Vm >1: que é a situação mais interessante, pois nesse caso a máquina reduz esforço;
3. Vm < 1: temos uma desvantagem mecânica, então neste caso não haverá interesse em se utilizar ou empregar a máquina.
Roldana fixa: É uma máquina simples, cuja finalidade é alterar a direção e o sentido de forças transmitidas por cordas, sem alterar o módulo das mesmas. Esta definição é válida para roldanas ideais, que não tem atrito, e cuja massa é desprezível. A influência da massa da roldana só é importante em sistemas acelerados.
Vantagem mecânica roldana fixa: Neste sistema de roldanas, vale 1, sua função como máquina simples e apenas a de inverter o sentido da força aplicada, isto é, se aplicamos uma força de cima para baixo numa das extremidades da corda, a polia transmite à carga, para levantá-la, com uma força de baixo para cima. Isso é vantajoso, porque podemos aproveitar o nosso próprio peso (ou um contrapeso) para cumprir a tarefa de levantar um corpo. Assim sendo para que a carga suba de "1 m" o operador deve puxar seu ramo de corda para baixo, de "1 m".
Roldanas móveis: Diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Observe na figura a baixo, como a roldana móvel pode facilitar o trabalho:
1. Com uma roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois (2¹);
2. Com duas roldanas móveis,
...