TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Montagem Computador

Exames: Roteiro De Montagem Computador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  5.530 Palavras (23 Páginas)  •  1.960 Visualizações

Página 1 de 23

MONTAGEM DE COMPUTADORES

Se vai montar um PC novo, identifique para que ele vai ser utilizado. Dependendo da aplicação, poderá ser necessária uma configuração mais avançada. PC para aplicações simples como editoração de textos e acesso à internet podem utilizar vídeo onboard, processador mais simples, uma modesta quantidade de memória e um disco rígido de capacidade média.

PC utilizado para aplicações profissionais devem ter uma placa de vídeo melhor, de resolução mais alta, e com recursos 3D, caso sejam usados para aplicações de engenharia, CAD e computação gráfica em geral. Esse PC também precisa de processador veloz e quantidade maior de memória, bem como um disco rígido de alto desempenho.

PC utilizado com jogos 3D de última geração deve também ter uma configuração avançada, parecida com a do PC para uso profissional, e preferencialmente ter uma boa placa de som com áudio.

O QUE ACOMPANHA CADA PEÇA

Ao comprar as diversas peças envolvidas na montagem de um PC, é preciso exigir os seus manuais, CDs, cabos. Este material será necessário para obter sucesso na montagem. Mesmo PCs que são vendidos prontos devem ser acompanhados dos manuais e CDs de suas placas.

CONFIGURAÇÕES:

Placa Mãe: Modelo: ASUS P5S800-VW (03 slots PCI, 01 slot AGP, 03 slots PCI Express, 02 soquetes Memória RAM, Soket 775 Processador, conectores externos (recursos onboard): 01 teclado e mouse PS2, 01 porta serial (db9 macho), 01 porta paralela impressora (db25 fêmea), 01 porta de vídeo (db15 fêmea), 04 portas USB, 01 porta ethernet p/ rede 10/100 (RJ45), 01 portas para áudio (onboard) rosa (microfone), verde (saída som) e azul (entrada de som).

Processador Pentium 4 de 3.00 GHz (Soket PGA 775) 2MB memória cache

Cooler e dissipador de calor

01GB de RAM DDR 3(dois pentes de 512MB)

01 Placa de Vídeo GeForce FX5200 com 256MB-RAM (slot AGPExpress)

01 Placa de Som Creative (Sound Blaster LIVE – PCI)

01 Placa de Rede realtek 10/100

01 HD IDE de 40 GB

01 Drive de CD/DVD

01 Drive de Disquete 1.44MB

01 Fonte ATX com 400 Watts

01 Gabinete ATX com 04 baias

FERRAMENTAS:

Chave de parafusos do tipo Philips

Pincel de cerdas macias

Borracha

Alicate de bico fino

Alicate de corte

Pasta térmica

ETAPAS DA MONTAGEM

1) Preparação da Placa Mãe, Processador com Cooler e Memória(s)

2) Fixação dos Drives, Disco Rígido e Conexões dos cabos frontais do Gabinete

3) Fixação da Placa Mãe no gabinete e a Fonte de alimentação

4) Fixação das Placas de Expansão

5) Conexão dos cabos

6) CMOS Setup (Básico)

7) Ajustes Finais

8) Formatação do Disco Rígido (Veremos na Aula sobre Instalação do Sistema Operacional)

CUIDADO COM A ELETRICIDADE ESTÁTICA

As descargas eletrostáticas ocorrem quando tocamos placas e chips com as mãos, quando o técnico ou usuário segura as peças para fazer a instalação. Os principais vilões são os vendedores, técnicos e usuários.

As descargas resultam em problemas de funcionamento. Tais problemas seriam evitados se essas pessoas tomassem os devidos cuidados, o que por sinal não dá trabalho algum.

O QUE SÃO AS DESCARGAS ELETROSTÁTICAS

Todos se lembram de um belo dia, lá por volta da sexta série do ensino fundamental, quando na aula de ciências é apresentada uma experiência com eletricidade estática. Esfregamos uma caneta nos cabelos ou no casaco, tornando-a eletrificada. A caneta passa a atrair para si, pequenos pedacinhos de papel. Os elétrons acumulados na caneta são os responsáveis por esta atração. Quaisquer materiais, quando friccionados entre si, produzem quantidades maiores ou menores de eletricidade estática.

OS ESTRAGOS CAUSADOS PELAS DESCARGAS ELETROSTÁTICAS

Descargas eletrostáticas podem causar dois tipos de falhas: catastróficas e latentes. As falhas catastróficas são as mais fáceis de serem percebidas. A placa, chip ou disco rígido simplesmente não funcionam, mesmo quando novos.

As falhas latentes são piores. O equipamento funciona aparentemente bem, mas depois de alguns meses, semanas ou até dias, a falha é manifestada, de forma permanente ou intermitente.

COMO PROTEGER OS CIRCUITOS

É muito fácil evitar as descargas eletrostáticas. Não dá trabalho algum, é só uma questão de cuidado. Vendedores devem manter os produtos dentro das suas embalagens anti-estáticas. Ao retirá-los da embalagem, devem sempre segurar as placas pelas bordas, sem tocar nos chips e conectores. Um disco rígido deve ser segurado pela sua carcaça, e não pela placa de circuito. Processadores devem ser seguros sem que toquemos nos contatos metálicos. Técnicos e usuários devem tomar os mesmos cuidados, mas como manuseiam os componentes durante muito tempo, precisam ainda realizar uma descarga de segurança. Para isso basta tocar com as duas mãos um corpo metálico, como o gabinete ou a fonte de alimentação, antes de realizar as instalações de hardware. Repita esta descarga a cada procedimento de manuseio das placas, memórias, processadores e discos rígidos.

ETAPAS DA MONTAGEM PASSO A PASSO:

ETAPA 1: Preparação da Placa Mãe, Processador com Cooler e Memória(s)

Esta é a etapa de preparação da Placa Mãe antes de montá-la no gabinete.

1)Instale o Processador no seu soket.

2)Acople o cooler no processador. Aplique um pouco de pasta térmica entre o processador e o cooler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com