Montagem e Configuração de Micro Computadores
Por: Luciano.ener • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.455 Palavras (14 Páginas) • 494 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Engenharia Elétrica
[pic 1]
Montagem e Configuração de Microcomputadores
Relatório Prático
Montagem e Configuração de um Microcomputador
Particionamento do Disco Rígido
Sistemas Operacionais
Prof. Eduardo Augusto Martins
Luciano Monteiro Tavares
Vinícius Moreira
São Leopoldo, Abril de 2014.
Sumário
1 Objetivo
2 Considerações Gerais
3 Atividade Prática
3.1 Energização e Verificação das Especificações do Microcomputador
3.2 Remoção da Memória RAM
3.3 Recolocação da Memória RAM (Subdimensionada)
3.4 Remoção da Bateria Interna
3.5 Alterações do BIOS
3.6 Remontar e Garantir o Funcionamento
4 Conclusão
5 Referências Bibliográficas
Figuras
Figura 1 – Localização dos Slots de Memória
Figura 2 – Memória Cache
Figura 3 - Tela de Erro de Memória
Figura 4- Localização da Bateria Interna
Figura 5 – Tela de Erro de data e Hora
Figura 6 - Disposição dos Componentes
- Objetivo
Esta prática visa montar um computador e garantir seu funcionamento; Testar diferentes configurações de hardware; Testar diferentes configurações de setup; Pesquisar sobre partes de um computador padrão PC; Pesquisar sobre os componentes do PC e, por fim, remontar e garantir o funcionamento do microcomputador.
- Considerações Gerais
O microcomputador usado para a realização da prática tinha as seguinte configuração inicial: Sistema operacional: Windows XP – versão 2002- Sevice Pak 3 Processador: Pentium® 4 CPU 2,40Ghz Memória: 2,24Gb RAM/2,39Ghz
Dados sobre o produto:
Tipo modelo do equipamento: 8187A1P Nível de revisão flesh EEPROM: 2AKI51ABR Nível de revisão no bloco inicial: 2A25A Identificador de placa do sistema: IBM Número de série do sistema: 82AA2MA
- Atividade Prática
- Energização e Verificação das Especificações do Microcomputador
Para dar início ao procedimento prático, foi escolhido o microcomputador que seria utilizado para os experimentos. Neste primeiro momento, foram realizadas as conexões necessárias periféricas para o microcomputador entrar em funcionamento, tais como: mouse, teclado, monitor, bem como o cabo de alimentação. Ao ligar o computador ele teve sua inicialização sem alterações, foi então realizada a verificação das configurações de hardware, já existente no microcomputador (memória, HD e processador), também foi feito a verificação do sistema operacional que estava instalado.
- Remoção da Memória RAM
Primeiramente foi identificado a localização dos slots de memória, então, posteriormente, foi realizada a retirada das placas de memória, objetivando testar o comportamento do microcomputador sem memória RAM.
[pic 3][pic 2]
Figura 1 – Localização dos Slots de Memória
Os slots de memória ficam localizados na placa mãe do computador ou CPU, onde são conectados todos os componentes importantes para o funcionamento do computador, como os slots de memória, os conectores dos periféricos e o microprocessador, que é o responsável pelo processamento dos dados do computador, com o auxílio do chipset. A atividade do processador acaba gerando um grande aquecimento no mesmo, todavia, para evitar a avaria, é colocado junto com o microprocessador um cooler para diminuir o calor do computador, pois se a temperatura do microprocessador ultrapassar os 70ºC, o sistema se deliga automaticamente para proteger os dados e os outros componentes do PC. Ao retirar todos os chips de memória RAM dos slots, foi realizada a tentativa de ligar o computador novamente. A memória cache é responsável pela memória rápida, ou seja, aquela que está sendo usada no momento e não necessariamente pelo armazenagem de longo prazo, diferente do HD. A memória RAM é utilizada para leitura e busca de dados no HD. Sem os chips de memórias o computador não inicializou, emitindo apenas um som de “bip” que caracteriza a falha referente à memória cache, pois não há como ser feito a leitura dos dados de inicialização que estão no HD.
...